Conecte-se Conosco

Gastronomia

Chocolate com colágeno e vitaminas são as novidades para essa Páscoa

Publicado

em

O doce é produzido pela rede A Fórmula e é recomendado para todas as idades

Foi a época em que a escolha do ovo de Páscoa ficava restrita às opções básicas, como chocolate ao leite, amargo e branco. Hoje, o mercado está atento a um grupo que cresce cada vez mais no Brasil, são os “fits”, que preferem consumir o doce com menos açúcar e que tragam de alguma forma um benefício para sua saúde.

Para esses consumidores, a rede de farmácia de manipulação A Fórmula oferece o chocolate com colágeno e vitaminas como D e C e até mesmo com Whey Protein, transformando pequenos mimos em docinhos hiperproteicos e cheios de benefícios para a saúde.

O chocolate pode ser manipulado em diversos formatos, como: barra, bombons e pirulitos, e são produzidos conforme a necessidade e intenção de cada cliente.  “Alguns querem o chocolate porque estão de dieta e precisam controlar o consumo de açúcar. Outros porque têm algum tipo de restrição alimentar, como intolerância à lactose, ou querem uma forma mais prazerosa para repor alguma vitamina, ou simplesmente porque desejam um chocolate funcional”, explica Bruno Costa, diretor de operações da rede. Ele ainda diz que a grande vantagem em manipular o chocolate é que ele fica personalizado, atende às reais necessidades do cliente e na dose certa.

O diretor afirma que no período da Páscoa a procura aumenta em até 20% e que neste ano espera um aumento de 30% comparando com o ano passado.

“Como muitos nutricionistas do Brasil sabem desse nosso diferencial, acabam sugerindo para seus pacientes a manipulação e sentimos esse crescimento ano a ano”, diz Bruno. Ele ainda explica que os bombons são produzidos com chocolate 70% cacau, capaz de agradar o paladar de adultos e crianças, e também conta com a versão vegana.

Mateus Cedro, cliente da unidade em Salvador, é consumidor do produto há um ano, por indicação da sua nutricionista. Segundo ele, sua ansiedade por doce era muito grande, e com o chocolate manipulado ele vem conseguindo controlar sua vontade. “A minha médica me indicou para comer um pedaço todos os dias, após o almoço, e desde então, tenho vencido o desejo descontrolado por doce, que acabou resultando no meu emagrecimento”, diz Mateus.

A farmacêutica da A Fórmula Salvador, Therezinha Brito, explica que no caso do Mateus o chocolate possui ativos relacionados ao controle de ansiedade e estresse e à compulsão alimentar e vontade de comer doces.

“O chocolate por si só já traz todos as propriedades do cacau, fonte de flavonoides e antioxidantes, que auxiliam na redução de pressão arterial, na melhora do fluxo sanguíneo, do humor, dos níveis de estresse e ainda auxiliam na produção do hormônio do bem-estar”, afirma Therezinha.

Toda rede A Fórmula está capacitada para produzir os chocolates que são entregues em no máximo 48 horas.

Um mercado emergente

De acordo com os dados da Euromonitor Internacional a venda de alimentos saudáveis ganhou força no Brasil em 2020 e atingiu a marca de R$ 100 bilhões, e tem a expectativa de crescer 27% até 2025.  Outro dado desta pesquisa é que esse crescimento acontece porque os consumidores estão adotando um estilo de vida mais minimalista e com menos excessos.

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros estão se preocupando mais com a alimentação. E um estudo da GFK, empresa global de pesquisas, mostrou que 70% da população brasileira tem interesse por alimentos saudáveis. O porcentual é 9% maior que a média global, de 61%.

Bruno Costa ainda explica que o consumidor não quer comer algo que seja apenas gostoso, mas que também faça bem ao seu corpo e esteja alinhado com a sua visão de mundo. Assim, o movimento do chocolate fit ganha ainda mais força e parece não ter previsão para parar.

Continue lendo

Gastronomia

Guerra Civil: Croasonho presenteia clientes com ingressos para líder de bilheteria no Brasil

Publicado

em

Clientes que comprarem um croa e uma Coca-Cola Sem Açúcar no balcão ganham uma entrada para novo filme de Wagner Moura

A Croasonho, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em croissants recheados, em parceria com a Coca-Cola, entra no hype da estreia de “Guerra Civil” nos cinemas. Durante a exibição do filme nas telonas brasileiras, clientes que comprarem um Croasonho, doce ou salgado, de qualquer tamanho, mais uma Coca-Cola Sem Açúcar, de qualquer versão, ganham um ingresso para assistir ao filme com Wagner Moura e Kirsten Dunst, a “Mary Jane” da primeira trilogia do Homem-Aranha, que estreou na liderança das bilheterias do Brasil, com arrecadação de R$ 6,5 milhões em seu primeiro final de semana em cartaz.

A promoção, não cumulativa, é válida somente para compras no balcão e enquanto durarem os estoques. As regras de utilização estão nos próprios ingressos, bem como as redes de cinema participantes.

Apesar da especialidade em croissants salgados e doces, o cardápio da Croasonho conta com grande variedade, com diversos tipos de saladas, bebidas, pratos executivos e sobremesas. Outra opção é o Croaburger, uma saborosa combinação de hambúrguer bovino com massa de croissant, vendido em duas versões: barbecue e clássico, ambos acompanhados de batatas chips. Junta-se a tudo isso a linha Santo Strogonoff, com seis opções da iguaria de origem russa.

O filme

Com direção e roteiro de Alex Garland, de “Ex-Machina”, “Guerra Civil” é baseado em um futuro breve e distópico, no qual uma equipe de jornalistas viaja pelos Estados Unidos durante uma guerra civil entre o governo americano e forças separatistas lideradas pelo Texas e pela Califórnia. Eles, então, lutam para sobreviver numa época em que o governo se tornou uma ditadura e milícias extremistas partidárias cometem regularmente crimes de guerra.

O filme é o mais caro da história da A24, responsável por grandes sucessos como “Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo” (2022), “Hereditário” (2018) e “X – A Marca da Morte” (2022). A distribuição é da Diamond Films. O elenco também conta com Nick Offerman, Jefferson White, Nelson Lee, Evan Lai, Cailee Spaeny, entre outros.

Sobre a Croasonho

A rede Croasonho, a única do país especializada em croissants recheados, possui mais de 70 lojas, em nove estados mais o Distrito Federal, e atua no mercado com diferentes modelos de negócio: o de rua, presente em pontos centrais das metrópoles, o sistema em praças de alimentação de shoppings, Croa Café e quiosque. O grande diferencial gastronômico da marca são os Croasonhos artesanais, produzidos com massa crocante por fora e macia por dentro e mais de 30 recheios, entre doces e salgados. Em 2022, quando completou 25 anos, a Croasonho recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. A marca soma sete Selos de Excelência em Franchising.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising.

Continue lendo

Gastronomia

Qual a diferença entre os molhos branco e 4 queijos

Publicado

em

Chef especializada em comida italiana, Carina Popolare, explica como usar os molhos clássicos e garantir uma refeição incrível

Embora à primeira vista pareçam semelhantes, os molhos branco e 4 queijos escondem segredos que os transformam em experiências gastronômicas distintas. Para desvendar suas nuances, a chef Carina Popolare, especialista em culinária italiana e proprietária do Popolare Massas e Empório, pontua suas principais diferenças e dá dicas de seus preparos.

Carina começa pelo molho branco que tem como base o bechamel, acrescentado de manjericão, creme de leite e parmesão que complementam a textura e o sabor. “Sua textura suave e sabor delicado o tornam ideal para acompanhar massas recheadas, como o canelone, rondele e raviolis, sem mascarar o sabor dos ingredientes principais”, diz Carina.

Ingredientes e preparo:
Para preparar o molho branco, a chef utiliza leite, manteiga, farinha de trigo e manjericão fresco. “Prefiro não adicionar noz-moscada ou outras especiarias para preservar a neutralidade do sabor. Dessa forma ele se adapta com diferentes combinações”.

Após engrossar o molho com farinha, Carina finaliza com creme de leite e parmesão, conferindo cremosidade e um toque de sabor. Essa base versátil pode ser aromatizada com diversas especiarias, abrindo um leque de possibilidades para o paladar.

Quatro queijos, uma sinfonia de sabores:
Já o molho 4 queijos é uma explosão de sabores que conquista os amantes de queijo. Carina utiliza uma combinação de muçarela, gorgonzola, queijo minas curado e ralado e parmesão, criando uma sinfonia de texturas e aromas que se complementam. “Optei por não usar o provolone pois ele junto com o gorgonzola não casam bem, por seus sabores fortes. Já a combinação escolhida agrada um público maior e paladares mais exigentes”, detalha.

Para destacar o sabor intenso do molho com queijos, Carina o indica para massas sem recheio, como fettuccine, ou para risotos e filés. “Essa escolha permite que o protagonismo seja dos queijos, proporcionando uma experiência sensorial inigualável”.

Mais dicas da chef:
Utilize ingredientes frescos e de boa qualidade para garantir o sabor autêntico dos molhos.

Ajuste a quantidade de especiarias de acordo com o seu paladar.

Experimente diferentes combinações de queijos para encontrar a sua favorita.

Controle a temperatura do fogo para evitar que os molhos queimem ou talhem.

Continue lendo

Gastronomia

Chef desenvolve pipocas de carne seca, pão de alho, bacon e peperoni e faz sucesso em todo país

Publicado

em

 Entre os sabores peculiares, estão as pipocas de Carne seca, doritos, costelinha com barbecue e bacon.

Quando falamos em pipoca, a primeira coisa que vem à mente é a tradicional para comer no cinema ou em casa assistindo um filminho. Esta iguaria ganha uma reviravolta deliciosa pelas mãos criativas de Patricia Coldibeli.

A chef prepara a pipoca agridoce feita a partir de um caramelo salgado, que deixa a pipoca crocante e prolonga sua durabilidade.

Patricia ousa combinar a textura da pipoca com ingredientes, como carne seca, bacon, bacon picante, peperoni, costelinha com barbecue, crocante de cebola, doritos e pão de alho. O toque ousado de caramelo salgado eleva a experiência a um novo patamar, proporcionando uma harmonia perfeita entre o doce e o salgado.

“No começo foi difícil encontrar uma receita que mesclasse tão bem o doce com o salgado, queria um produto que as crianças amassem e que os adultos pudessem comer como petisco, enquanto bebem uma cervejinha. Finalmente encontrei esse equilíbrio”. Comenta Patricia Coldibeli.

Entre os sabores mais procurados estão o bacon e o surpreendente “Doritos”, que conquistou paladares exigentes e amantes de novas experiências gastronômicas.

Instagram: @pipocasdatata.gourmet

Continue lendo

Gastronomia

Restaurante Vicoboim moderniza fachada e fica mais convidativo aos clientes

Publicado

em

Especializado em cozinha italiana, estabelecimento passou por mudanças na sua parte externa para gerar ainda mais acolhimento para a clientela

O Restaurante Vicoboim existente desde 2019, em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77, Higienópolis. Passou recentemente por uma alteração em sua fachada para transmitir ainda mais acolhimento e bem-estar aos clientes que frequentam o local.

Ediangeli Rossi, sócia investidora do Vicoboim, conta que a reformulação da fachada foi feita após conversas com os consumidores. “Entrevistamos clientes assíduos, pessoas que vinham com menos frequência e até quem nunca havia frequentado o restaurante e chegamos à conclusão de que a fachada precisava ser ainda mais convidativa. Sentíamos que ainda mais pessoas poderiam visitar nosso espaço, mas para isso eram necessárias mudanças, a primeira que fizemos e já de começo trouxe resultados foi colocar mesas na frente do restaurante. Com isso, reformulamos toda nossa entrada e além do aumento considerável de consumidores, ganhamos ainda mais protagonismo na região que estamos instalados”, revela.

Antes a entrada do estabelecimento possuía uma porta de entrada e uma janela bem arejada. Agora toda entrada do restaurante é aberta fazendo com que assim o cliente passe na rua, veja outros consumidores sendo servidos e sinta vontade de entrar e apreciar a culinária do Vicoboim.

Os pratos principais são a partir de R$ 72,00 e R$ 31,00 as entradas. Os carros-chefes da casa são: Arancini ai funghi, spaghetti a la carbonara e filetto mignon con risotto alla parmigiana. De sobremesa, o tradicional tiramisú. O restaurante abre de terça-feira a domingo em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h. E para fazer comemorações ou eventos corporativos no local é necessário ter agendamento prévio pelo número: 11 99462-9419.

Sobre o Vicoboim

O restaurante Vicoboim existe desde 2019 e foi criado com intuito de transportar os moradores do bairro Higienópolis para a Itália através de uma verdadeira experiência gastronômica. Aliás, ele pode ser visitado em São Paulo, na Praça Vilaboim, altura do número 77. Em sua culinária, possui pratos italianos com um toque de modernidade e até utilizando ingredientes brasileiros. Tanto seu design interno quanto externo foram formulados para passar a sensação de acolhimento e bem-estar para os fregueses. Seu funcionamento é de terça-feira a domingo em dois turnos das 12h às 17h e das 18h às 23h. E está presente online no Instagram: @restaurante_vicoboim.

Continue lendo

Gastronomia

Sabor que Não Pesa no Bolso: Conheça a tradicional Pizza&Cia, no Rio de Janeiro

Publicado

em

Se você é um apaixonado por pizza e busca uma experiência gastronômica inigualável na Zona Sul do Rio de Janeiro, a Pizza&Cia é o destino ideal. Localizada no segundo piso do Shopping RIOSUL, no bairro de Botafogo, a pizzaria oferece não apenas qualidade excepcional e variedade incrível de pizzas e massas, mas também o melhor custo-benefício da região.

Saboreie Fatias a Partir de R$ 8,00 e Pizzas Inteiras a Partir de R$ 64,00

Na Pizza&Cia, a diversão começa com preços acessíveis que se encaixam em qualquer bolso. Por apenas R$ 8,00, pode-se desfrutar de uma fatia generosa de pizza, custando menos que muitas opções de fast food por aí. E se preferir uma pizza inteira para compartilhar, as opções de 45 cm começam a partir de R$ 64,00, que servem até 8 fatias generosas, sendo uma excelente opção para compartilhar com amigos e família.

Combo Irresistível: Pizza com Refrigerante por Menos de R$ 75,00

Para tornar a refeição ainda mais completa, você encontra opções de combos irresistíveis. Por menos de R$ 75,00, as opções de 45 cm ainda vêm acompanhadas de um refrigerante gelado, garantindo uma experiência saborosa, de forma que cabe no bolso.

Mas não é apenas uma questão de preço que estamos abordando aqui: as pizzas são cuidadosamente preparadas dentro de próprio espaço, utilizando massas caseiras, sempre frescas, e assadas em forno à lenha. O diferencial? Você pode acompanhar todo o processo de preparação, graças às janelas de vidro que proporcionam uma visão clara para o público. Essa transparência não apenas garante segurança, mas também assegura uma qualidade sem igual, não é mesmo?

Variedade de Sabores e Opções de Massas

Além das pizzas saborosas, existe também variedade de opções de massas para os amantes da culinária italiana. Delicie-se com pão de batata, calzone de presunto, calzone de frango, canelone de frango com requeijão, capelletti de queijo, rondelli de espinafre com ricota, lasanha bolonhesa e lasanha de queijo e presunto. Com tantas opções deliciosas, há sempre algo novo para experimentar na Pizza Cia. E o melhor: com preços acessíveis, sendo uma excelente opção de almoço ou jantar.

E para sobremesa?

Para finalizar a experiência com chave de ouro, uma adição perfeita para completar sua refeição: DONUTS! Confeitados e mega recheados, são o complemento ideal, proporcionando o toque final perfeito.  Alguns dos sabores irresistíveis são: Kit Kate, Ouro Branco, Doce de Leite, Ninho e muito mais.

Visite!

Se você está em busca de uma experiência gastronômica autêntica, com sabor e qualidade incomparáveis, não deixe de visitar a Pizza&Cia no Shopping RIOSUL. Descubra por que ela é considerada a pizzaria com melhor custo-benefício da Zona Sul do Rio de Janeiro e desfrute de uma verdadeira festa para o paladar.

Para mais informações e para acompanhar as novidades, siga as redes sociais:

Endereço: RIOSUL Shopping, Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo, Rio de Janeiro, RJ – 2º PISO

_

Está precisando de uma agência de Marketing? Conheça a WeMKT360

A agência WeMKT360 possui expertise nas áreas de marketing, criação de estratégias e ações com influenciadores digitais. Seu core business propõe ser mais que uma agência tradicional e sim um braço estratégico das organizações que atende, tendo dois grandes produtos em sua cartela: o marketing de influência para organizações de qualquer porte, e o marketing digital em formato 360º para pequenos e médios empreendedores.

Contato WeMKT360:
Carolina Carvalho – (11) 99319-3186 – carolina.carvalho@wemkt360.com
Iasmim Marques – (11) 99362-9002 – iasmim.marques@wemkt360.com

Continue lendo

Gastronomia

Páscoa ganha massa italiana que combina café, creme de avelã, nozes e muçarela

Publicado

em

Chef de cozinha Carina Popolare criou uma receita especial para quem quer fugir dos ovos de Páscoa, mas manter a tradição do chocolate na data cristã

A chef de cozinha Carina Popolare entra no clima da Páscoa com uma proposta de sobremesa que abandona o ovo de chocolate e aposta em uma massa feita com café, recheada com creme de avelã, nozes e muçarela: O Tortelloni Café e Nutella. A delícia já está disponível no Menu Páscoa da Popolare Massas e Empório e é uma opção para a Semana Santa, que este ano no Brasil cai nos dias 29 a 31 de março.

Os menus temáticos são tradição na cozinha da Popolare e, além do doce, o Sfogliatti de Bacalhau, Bobó de Camarão, Molho de Bacalhau e Alcaparras e as Almôndegas de Cordeiro integram a ação desta temporada. Carina explica que, além de entregar produtos especiais para seus clientes, a “brincadeira” dá a ela a oportunidade de experimentar mais sabores e novidades.

“Criar uma receita nova é empolgante e uma das partes que mais me deixa feliz nesse trabalho. Faço tudo com muito carinho e sempre pensando que pode surgir um prato incrível”, declara ao descrever o processo de criação que envolve testes, sessão vídeos tutoriais para ensinar o preparo e degustação entre as colegas de trabalho. “As meninas da cozinha e do marketing precisam provar e aprovar”, brinca.

O Tortelloni Café e Nutella passou por tudo isso. A massa com café é assertivamente combinada com creme de avelã e nozes, e a muçarela dá o toque salgado para a receita. Para esse prato, Carina sugere a combinação com uma calda de frutas vermelhas, o que deixará a apresentação muito sofisticada. “O chocolate presente é o que remete à Páscoa e eu pensei em algo que oferecesse uma abordagem nova para um almoço em família nesse tradicional feriado”, pontua.

Contudo, Carina diz que ele combina também perfeitamente para ser servido com sorvete, por exemplo, que é mais simples e vai bem com nosso clima. “Basta cozinhar o Tortelloni por três minutos em água fervendo e montar a sobremesa”.

Além de inventiva, a delícia tem um ótimo custo-benefício. A embalagem vem com 300g, por R$29,00, e serve até três pessoas. “É um doce saboroso, leve e que pode ser preparado bem rápido”.

Continue lendo

Gastronomia

A história de superação por trás do sucesso do Brito Buffet em Goiânia

Publicado

em

Chef Carmem Brito comanda o negócio da família que surgiu depois de ser vítima de racismo e gordofobia

Carmem Brito, renomada chef de cozinha e fundadora do Brito Buffet, tem uma história marcada por desafios e superações que a levaram a se destacar no mundo da gastronomia em Goiânia. Embora hoje o negócio seja fonte de alegria, tudo começou em 2004, em meio a uma situação de discriminação, quando Carmen enfrentou a dura realidade de preconceito no mercado de trabalho. “Eu queria muito trabalhar de garçonete com uma amiga minha. Só que a dona do buffet não contratava pessoas negras. Tem que ser pessoas brancas e magras, e eu que era negra e um pouco gordinha eles me recusaram”, relembra Carmem.

Nessa época, com uma forte ligação com a igreja e sua habilidade culinária, Carmem decidiu que esse episódio não a faria desistir. Foi quando ela encontrou uma nova direção, e ao invés de ser garçonete, ela decidiu promover jantares e outras comidas para eventos na comunidade religiosa. Seu talento logo chamou atenção, e o boca a boca começou a trazer novos clientes. “Cada irmão que comia da minha comida falava, misericórdia, da onde saiu essa mulher, que mãos santas, que irmã abençoada”, conta Carmem em tom emocionado.

Com determinação e paixão pelo que fazia, Carmem foi em busca de profissionalização. Buscou conhecimento, fez cursos e aprimorou suas habilidades, transformando-se em uma chef de destaque. “Não demorou muito para que meus clientes ultrapassassem os muros da igreja”, conta.

O reconhecimento de seu trabalho veio não apenas do público, mas também de colegas do ramo, como Wagner Tavares, que começou a indicá-la para eventos, impulsionando ainda mais sua ascensão. “A propaganda boca-a-boca me trouxe até aqui. Quando Deus escreve a sua história, é dessa forma que acontece”, afirma Carmen.

Ao lado de seu esposo, Britão, também um exímio chef de cozinha especializado em churrasco, Carmen viu seu negócio crescer, agregando novos talentos e expandindo sua atuação. Hoje, o Brito Buffet é um nome respeitado em Goiânia, com uma equipe de aproximadamente trinta pessoas dedicadas a oferecer o melhor em gastronomia para seus clientes.

A história de Carmen Brito é um testemunho de superação, persistência e talento, que resultou na consolidação de um dos mais respeitados buffets da região. Com a missão de sempre trazer novidades e qualidade aos clientes, Carmen e sua equipe seguem em constante evolução, prontos para os desafios que o futuro reserva.

O Brito Buffet é mais do que um empreendimento gastronômico, é o resultado da determinação e do amor pela culinária que Carmen Brito e sua equipe dedicam diariamente, trazendo sabor e excelência a cada evento que realizam.

Continue lendo

Gastronomia

Salgados Veganos: A Tendência Saborosa que Conquista São Paulo

Publicado

em

Em meio ao crescente movimento vegano em São Paulo, a Bertola Boutique de Salgados se destaca por oferecer uma deliciosa variedade de salgados veganos, combinando sabor e consciência ambiental. Com uma população cada vez mais inclinada a escolhas alimentares éticas e saudáveis, estima-se que aproximadamente 4% dos paulistanos já adotaram o veganismo, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira.

A empresa, liderada pela visionária Giovanna Bertola, apresenta uma seleção inovadora de salgados veganos que desafiam o estigma de que a culinária vegana é sem graça ou limitada. “Nossa missão é provar que a comida vegana pode ser tão saborosa e variada quanto qualquer outra opção tradicional. Queremos oferecer alternativas que surpreendam pelo paladar e pela qualidade”, afirma Giovanna.

Entre as opções veganas, a Bertola conta com quatro especialidades que têm conquistado o coração e o paladar dos consumidores:

  1. **Coxinha Vegana de Abobrinha**Uma releitura do clássico salgado brasileiro, com massa à base de batata e abobrinha, recheada com um suculento preparado de abobrinha, tudo modelado à mão para garantir a autenticidade de cada peça.
  2. **Cestinha Vegana de Berinjela**: Uma opção elegante e saborosa, com massa integral recheada com um delicioso mix de berinjela e alcachofra, combinando texturas e sabores de forma harmoniosa.
  3. **Triângulo Vegano de Cogumelo**: Um salgado que traz o sabor intenso e a textura única dos cogumelos, envoltos em uma massa leve e crocante, perfeito para quem busca uma opção rica em sabor e saúde.
  4. **Pacotinho Vegano de Palmito**: Uma criação que valoriza o palmito, ingrediente querido na culinária brasileira, envolvido em uma massa delicada, resultando em um salgado leve e cheio de sabor.

Giovanna Bertola destaca que o sucesso dessas opções veganas vai além do sabor: “É sobre oferecer escolhas conscientes para nossos clientes, sem comprometer o prazer de comer bem. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa mudança positiva na alimentação das pessoas”.

Sobre a Bertola Boutique de Salgados:

Fundada por Giovanna Bertola, a Bertola Boutique de Salgados é uma empresa que se destaca no mercado de alimentos congelados em São Paulo, oferecendo uma variedade de salgados artesanais, incluindo opções veganas, integrais e tradicionais. Com um compromisso com a qualidade e o sabor, a Bertola busca proporcionar experiências gastronômicas memoráveis para todos os seus clientes. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/salgadosbertola/

Continue lendo

Gastronomia

Isabela sugere três opções de massa para o fim de semana

Publicado

em

Vivencie a gastronomia italiana sem sair de casa

A primeira sugestão é o cremoso Parafuso ao Carbonara de Ervas, finalizado com queijo parmesão ralado. A outra sugestão é o Ninho com Salmão Al Limone, que se destaca pelo molho cítrico e é finalizado com folhas de dill. Para os amantes de massa com molho vermelho, prepare o Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas, feito com molho de tomate fresco e finalizado com folhas de manjericão.

Para aprender a fazer, confira as receitas abaixo:

Parafuso ao Carbonara de Ervas

Ingredientes:

Molho

1 colher (sopa) de azeite

1 cebola pequena picada

1 dente de alho picado

5 gemas

500 ml de creme de leite fresco

1 xícara (chá) de ervas frescas picadas (salsa, manjericão e tomilho)

sal a gosto

2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Massa

1 colher (sopa) de sal

1 embalagem de Parafuso com Ovos Isabela (500 g)

Modo de Preparo:

Molho

– Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Aos poucos, junte as gemas ligeiramente batidas com o creme de leite e cozinhe, sem parar de mexer, por 1 minuto. Tempere com o sal, adicione as ervas, mexa e desligue o fogo. Reserve.

Massa

– Em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente, acrescente ao molho e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho.

– Polvilhe o parmesão e sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

Ninho com Salmão Al Limone

Ingredientes:

Salmão

600 g de filé de salmão com pele

sal e pimenta-do-reino preta, moída na hora, a gosto

1 colher (sopa) de azeite

Molho Al Limone

3 colheres (sopa) de azeite

1 cebola pequena ralada

1 litro de creme de leite fresco

sal a gosto

raspas e suco de 2 limões Sicilianos

Massa

1 embalagem de Ninho Largo Com Ovos Isabela (500 g)

1 colher (sopa) de sal

Para finalizar

5 galhos de dill fresco

Modo de Preparo:

Salmão

– Tempere o salmão com o sal e a pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira, regue com o azeite e grelhe o salmão, virando-o dos 2 lados para que doure por igual. Retire do fogo, despreze a pele e, sobre uma tábua ou prato, faça lascas com um garfo. Reserve.

Molho

– Em uma panela média aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo para engrossar um pouco. Tempere com o sal, junte as raspas e o suco dos limões. Misture bem, tampe a panela e reserve. 

Massa

– Em uma panela grande ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa durante o tempo indicado na embalagem ou até que esteja “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra imediatamente e acrescente ao molho. Junte as lascas de salmão e misture bem para que toda a massa fique bem envolvida pelo molho. Finalize com o dill e sirva em seguida.

Dica do chefe: Caso não encontre o limão Siciliano, substitua pelo limão Tahiti.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

Espaguete com Molho de Tomate Assado e Mini Almôndegas

Ingredientes

1 pacote de Espaguete com Ovos Isabela (500 g)

Para o molho

6 Tomates grandes cortados em pedaços

1 colher de sopa de azeite

1 colher de sopa de vinagre balsâmico

1 colher de sopa de mel

Sal e Pimenta a gosto

Cebola picada

Para as Mini Almôndegas

200 g de patinho moído

200 g de bacon moído

Pimenta a gosto

Modo de Preparo

  • Coloque os tomates cortados em uma assadeira, em seguida tempere-os com o azeite, o vinagre balsâmico, o mel, a cebola, o sal e a pimenta. Deixe assar por 20 minutos.
  • Retire os tomates do forno, coloque-os em um recipiente e, com a ajuda de um mixer, bata até que fique em textura ideal para o molho.
  • Em outro recipiente, coloque o patinho moído, o bacon e a pimenta. Misture.
  • Depois que tudo estiver bem incorporado, faça bolinhas e coloque em uma frigideira com um pouco de óleo quente. Reserve.
  • Em uma panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.
  • Junte o macarrão ao molho de tomate e as almôndegas. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Tempo de preparo: 50 minutos

 

Sobre Isabela

Líder em vendas em Biscoitos na Região Sul do Brasil, de acordo com a Nielsen (Jan/Fev 2023), a marca Isabela, que pertence ao portfólio da M. Dias Branco, atua no mercado há mais de 60 anos. A marca é Top of Mind de massas e biscoitos há mais de 30 anos consecutivos, segundo a Revista Amanhã (RS) e foi contemplada como a marca preferida e mais lembrada na categoria Biscoitos do Prêmio Marcas de Quem Decide em 2023, segundo o Jornal do Comércio. Com o slogan “Tem Isabela, tem história pra contar.”, possui mais de 90 produtos em seu portfólio, entre eles as crocantes e fresquinhas Torradas e o biscoito sabor Leite, um ícone da marca. Há ainda as farinhas de trigo, que atendem consumidores e transformadores. As farinhas Isabela têm alta performance e são ideais para o preparo de bolos, pizzas, pastéis, massas frescas, entre outros pratos. As massas Isabela também se destacam com textura ideal e variedade de opções entre sêmola, com ovos e instantâneo.

Para mais informações sobre Isabela, acesse: www.isabela.com.br

Sobre a M. Dias Branco

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 17 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Vinhos Refrescantes para Brindar

Publicado

em

Confira as Recomendações da Especialista Alê Loureiro

O verão está aí e como moramos em um país tropical  sempre é a tempo para apreciar vinhos refrescantes que combinam perfeitamente com as altas temperaturas.  Confira abaixo uma leve pesquisa sobre o consumo de vinhos no verão

Tendências de Consumo de Vinhos no Verão:

  1. Aumento no Consumo de Vinhos Brancos e Rosés: Tradicionalmente, há um aumento significativo no consumo de vinhos brancos e rosés durante o verão. Os consumidores tendem a buscar vinhos mais leves, frescos e frutados para se refrescarem nos dias quentes.
  2. Preferência por Vinhos Leves e Refrescantes: Durante o verão, há uma preferência por vinhos com maior acidez e menor teor alcoólico. Vinhos como Sauvignon Blanc, Vinho Verde e espumantes costumam ser escolhas populares devido à sua natureza refrescante.
  3. Eventos ao Ar Livre e Comemorações: As atividades ao ar livre, como piqueniques, churrascos e festas na praia, impulsionam o consumo de vinhos no verão. Espumantes e vinhos leves são frequentemente escolhidos para celebrar ocasiões especiais durante essa temporada.
  4. Harmonizações com Culinária Veranil: Os consumidores buscam vinhos que harmonizem bem com pratos mais leves e frescos, como saladas, frutos do mar, grelhados e pratos de verão. A versatilidade dos vinhos brancos e rosés os torna escolhas ideais para acompanhar uma variedade de alimentos.
  5. Crescente Interesse por Vinhos Locais e Artesanais: A busca por vinhos produzidos localmente e opções artesanais tem crescido. Os consumidores muitas vezes exploram vinhos regionais, contribuindo para a valorização de produtos locais e sazonais.

Pensando nisso, a especialista e enófila Alê Loureiro, selecionou  algumas opções para brindar essa época. Confira abaixo:

  1. Vinho Verde: Frescor em Cada Gole

O Vinho Verde é uma escolha clássica para os dias quentes. Com sua acidez vibrante e notas cítricas, é uma opção que agrada diversos paladares. Alê Loureiro destaca: “O Vinho Verde é uma escolha certeira para quem busca uma bebida leve e refrescante, ideal para acompanhar pratos leves e frutos do mar.”

Sugestão: Vinho Verde Vilacetinho

Características: Cítrico com aroma de frutas brancas e um ligeiro aroma tropical. Paladar fresco, suave a agradável.

Premiação: Top 40 Wines under 10£ by The Telegraph.

A Casa de Vilacetinho, de 1790, foi um dos primeiros produtores da região dos Vinhos Verdes que continua a honrar o seu legado na produção de vinhos de qualidade.

Os vinhos da Casa de Vilacetinho foram escolhidos pelos britânicos para servir à rainha Isabel II na sua visita a Portugal em 1957.

  1. Rosés: Elegância em Tons de Verão

Os vinhos rosés são os queridinhos da estação. Com sua paleta de tons suaves, esses vinhos conquistam pela versatilidade. Alê Loureiro comenta: “Os rosés são excelentes para o verão. Podem ser apreciados sozinhos ou harmonizados com saladas, queijos frescos e grelhados.”

Sugestão:  Vinho Rosé Zorzal Terroir Pinot Noir

Características: Cor rosado estilo casca de cebola, brilhante. No nariz é mineral com notas florais combinadas com frutas vermelhas. Sabor muito fresco na boca, repetindo a sensação de fruta. Muito bom equilíbrio e acidez. Final longo.

Os vinhos da Zorzal Wines nascem em Gualtallary, departamento de Tupungato, na região norte do Valle de Uco. É a zona plantada com vinhas na maior altitude do vale e possui características únicas que a tornam um local excecional para a elaboração de vinhos de terroir.

  1. Sauvignon Blanc: A Explosão de Aromas Tropicais

Para quem busca vinhos brancos, a especialista recomenda os Sauvignon Blanc. “Essa uva traz uma explosão de aromas tropicais, perfeita para os dias quentes. Experimente combiná-la com pratos à base de peixe ou saladas de frutas”, sugere Alê Loureiro.

Sugestão: Vinho Branco City Noble

Sucesso de vendas, Sauvignon Blanc da linha chilena City Noble da Bodegas y Viñedo Aguirre!

São vinhos leves, fáceis de tomar e agradar, ótimos para o dia a dia.

Características: Cor amarelo-limão com aromas de frutas cítricas e flores brancas. Na boca é equilibrado e seu sabor lembra frutas tropicais. Muito fresco.

Dicas de Harmonização: Aperitivos, saladas verdes, frutos do mar e peixes, frango e queijos macios.

  1. Espumantes: Brindando a Estação com Estilo

Nada melhor do que um espumante para celebrar os momentos especiais do verão. Alê Loureiro ressalta: “Os espumantes são versáteis e podem acompanhar desde aperitivos até refeições mais elaboradas. Escolha opções brut ou extra brut para um toque mais seco e refrescante.”

Sugestão: Buffon Brut Branco

CARACTERÍSTICAS: Cor amarelo com reflexos esverdeados. Aromas de frutas cítricas, levedura e pão tostado. Em boca apresenta uma refrescância provocada pela sua acidez e seu gás natural, e no final, macio e bem equilibrado.

DICAS DE HARMONIZAÇÃO: Aperitivos leves, massas, pratos com frutos do mar e orientais.

A Vinícola Buffon está localizada no distrito de Faria Lemos em Bento Gonçalves/RS sob o comando de Anderson Buffon, quinta geração de uma família de imigrantes italianos, e é reconhecida principalmente pelos seus espumantes de qualidade elevada.

  1. Chardonnay: Elegância em Cada Gole

Os amantes de vinhos brancos mais encorpados podem apostar no Chardonnay. “Com suas notas frutadas e toques de baunilha, o Chardonnay é uma escolha elegante para quem aprecia vinhos brancos mais estruturados. Ideal para acompanhar pratos mais substanciais”, sugere Alê Loureiro.

Sugestão: Vinho Branco Peccato Di Vino Chardonnay

Características: cor amarelo limão médio com aromas de abacaxi e pêssego. No paladar é equilibrado e seus sabores lembram frutas tropicais. Tem um ótimo acabamento e estrutura fresca.

Dicas de Harmonização: perfeito com aperitivos, saladas verdes, mariscos e peixes, frango e queijos macios.

A linha Peccato Di Vino é composta por 6 vinhos da Bodegas y Viñedos Aguirre. A inspiração desta linha foi trabalhar com a obra Divina Comédia de Dante Alighieri que faz alusão aos 7 pecados. Red Blend, Cabernet Sauvignon e Chardonnay é um trio mais leve sem passagem por barrica.

Antes de escolher um vinho e finalizar suas suas compras, Alê Loureiro enfatiza a importância de conhecer a procedência dos vinhos e suas características individuais. “Cada vinho tem sua personalidade única, e o verão é a época perfeita para explorar novos sabores e aromas. Aproveite as opções oferecidas pelo https://comprevinho.com  e descubra vinhos que se tornarão seus companheiros ideais para os dias ensolarados.”

Ao seguir essas dicas da especialista Alê Loureiro, você está pronto para brindar e aproveitar o verão com vinhos que certamente irão refrescar e encantar o seu paladar. Saúde!

Sobre Alê Loureiro

Organizadora de eventos corporativos e sociais desde 1993. Ingressou no mundo do vinho em 2017. Hoje é embaixadora do CompreVinho.com, e responsável pelos eventos da Plataforma SOMA.

Enófila e apaixonada por vinhos!

Mais informações acesse www.comprevinho.com e o instagram @aleloureirovinhos

Continue lendo

Gastronomia

É hoje! Dia mundial do Croissant: comemore a data provando um dos pães mais amados do mundo

Publicado

em

Confira as dicas do especialista da Sagrado Boulangerie para comer o folheado de diferentes formas incluindo suas versões leves, nutritivas e saudáveis;

Janeiro de 2024 – Quem nunca desejou tomar um café e apreciar um delicioso croissant, em Paris, aos pés da Torre Eiffel, quando estava assistindo uma comédia romântica, que atire a primeira pedra! Com sua textura folheada e sabor inconfundível, o croissant ganhou um dia só seu no calendário mundial. Hoje, dia 30 de janeiro é comemorado o Dia Mundial do Croissant, uma homenagem ao pão de origem austríaca, que chegou na corte francesa por volta de 1630 e se tornou um ícone da culinária internacional.

A jornada do folheado não se limitou à França e, em meados do século XIX, a iguaria atravessou o Atlântico e chegou às terras brasileiras. Por aqui, a população abraçou o croissant, que passou a integrar a alimentação de milhares de pessoas, sendo consumido no café da manhã ou como uma opção para o lanche.

“A receita original do croissant é enriquecida com ovos e manteiga. Outra curiosidade sobre é que tradicionalmente, ele é consumido puro, sem nenhum recheio ou complemento. Às variações do folheado, foram criadas com o passar do tempo, quando a receita foi se popularizando em outros cantos do mundo e diferentes ingredientes locais passaram a ser incorporados ao seu preparo”, afirma Thais Cerdeira, fundadora da rede de franquias de padarias artesanais Sagrado Boulangerie.

A especialista e fundadora da rede de padarias afirma que nas unidades da Sagrado Boulangerie, o croissant ganha vida respeitando todas as etapas do processo tradicional de preparo do folheado. Além dos ingredientes selecionados e de primeira categoria como a farinha e a manteiga, são produzidos criteriosamente, levando 36h para finalizar todo o processo de produção.

“A massa do croissant é elaborada com farinha francesa e levain, descansa por 24h para posteriormente iniciar o processo de laminação com manteiga que dura 12h. O resultado é um croissant de 12 dobras, crocante e amanteigado”.

Croissant e suas versões doces

  • Croissant recheado com recheio de doce de leite e coco queimado;
  • Croissant recheado e coberto com creme de amêndoas ao rum;
  • Croissant na chapa com geleia, nesse caso a geleia pode ser escolhida de acordo com o gosto do cliente;
  • Croissant com recheio de chocolate;

  • Croissant Romeu e Julieta, com a combinação perfeita de queijo branco e goiabada;
  • Croissant Banoffee, recheado com doce de leite caseiro, rodelas de banana e canela;Croissant e suas versões salgadas
  • Croissant misto quente, com fatias de presunto e muçarela derretida na chapa;
  • Croissant queijo quente, recheado com queijo prato quente;

  • Croissant de peito de peru com requeijão;
  • Croissant minas quente, recheado com queijo minas na chapa;
Continue lendo

Gastronomia

Descubra as combinações perfeitas de massas e molhos para uma refeição com toque de chef de cozinha

Publicado

em

A chef Carina Popolare compartilha segredos da família italiana para preparar diferentes tipos de massas e seus pares perfeitos para o sabor

Em um mergulho no mundo das massas, a chef de cozinha descendente de italianos Carina Popolare, revela os segredos por trás das combinações perfeitas de massas e molhos. Com anos de tradição e experiência à frente da Popolare Massas e Empório,  ela não apenas desvenda os truques para uma refeição memorável, mas também oferece uma visão única sobre a arte de cozinhar.

Carina Popolare não hesita em compartilhar suas sugestões ousadas: “O que dá sabor à massa é o molho, tá?”. Com uma abordagem apaixonada, ela preparou um guia através do universo das massas e molhos, destacando a importância de considerar o paladar do cliente em cada sugestão.

Dicas de Combinações Infalíveis para o macarrão

Para o Sfogliatti Branco, a chef sugere um recheio de queijos combinado com o molho clássico sugo, enfatizando a importância de ajustar o molho de acordo com as preferências do cliente. “Já o Rondelli, uma massa neutra em textura, harmoniza com qualquer molho, sendo ideal para experimentações culinárias”, explica.

Carina destaca também a relevância de escolher o molho de acordo com o recheio ao lidar com o Cannelloni, sugerindo molhos como sugo, bolonhesa, tradicional branco ou 4 queijos, dependendo do recheio de carne, frango, ricota e espinafre, respectivamente.

A chef oferece uma abordagem flexível para o Fettuccine, incentivando os paladares mais tradicionais a experimentar com bolonhesa, sugo e até mesmo molhos à base de azeite e manteiga, enquanto os mais requintados podem se aventurar com pesto e combinações de proteínas delicadas.

“Quanto mais larga a massa, mais encorpado o molho”, explica Carina, ao descrever as combinações ideais para o Parpadelle, e indica molhos como bolonhesa, funghi e gorgonzola. Para o Raviolli, a escolha do molho depende do recheio, ressaltando a harmonia entre os sabores.

Carina encerra suas preciosas e reitera que o sabor da massa é amplamente influenciado pelo molho escolhido. Ela enfatiza a importância de manter a simplicidade ao lidar com massas recheadas, evitando misturar muitos sabores para não interferir no recheio, enquanto as massas sem recheio oferecem liberdade para explorar uma variedade de molhos, adaptando-se ao gosto singular de cada pessoa.

 Conheça a Popolare Massas e Empório: 

@popolaremassaseemporio

 https://popolare.com.br/ 

Continue lendo

Gastronomia

Três vinhos especiais para celebrar o Dia Internacional do Riso

Publicado

em

Confira rótulos alegres e vibrantes, selecionados por sommelière da Wine, para comemorar a data dessa expressão que faz a vida ser mais leve e descontraída

Dia Internacional do Riso é uma data criada para destacar a importância do riso no bem estar social e na saúde das pessoas. Comemorado em 18 de janeiro, o riso leve, espontâneo e descontraído traz inúmeras vantagens como relaxamento físico e mental, melhoria da qualidade do sono e fortalecimento do sistema imunológico, além de ser um estímulo à criatividade.

A lista de benefícios não para por aqui. Vale muito a pena soltar o riso e desfrutar de boas gargalhadas assistindo a um filme, lembrando de algum acontecimento divertido e curtindo a companhia de amigos e familiares.

Para comemorar a data, Thamirys Schneider, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, traz uma seleção de vinhos alegres e vibrantes que, ao serem consumidos com moderação, podem ajudar aos apaixonados por vinhos a usufruírem do poder relaxante do riso.

Um espumante com borbulhas alegres e elegantes

Espumante Undurraga Royal D.O. Valle de Leyda Rosé Brut é uma opção frutada, vibrante, leve, elegante e refrescante que combina muito bem com momentos felizes. Elaborado com a uva Pinot Noir pelo Método Charmat, este exemplar ficou seis meses em tanques de aço inox em sur lie (sobre as borras) para agregar maior complexidade e cremosidade sem perder o caráter frutado e refrescante. Uma jóia da vinícola Undurraga, uma das líderes no segmento de espumantes no Chile.

(https://www.wine.com.br/prod26179.html)

Um vinho branco vibrante

Mosaiko Reserva D.O. Valle de Cachapoval Sauvignon Blanc 2022 é um exemplar vibrante que nos faz almejar o próximo gole. “Um projeto incrível da vinícola Calyptra, uma vinícola boutique localizada no Alto Cachapoal, Chile, com altitude de 1000 metros acima do nível do mar. A linha mistura 5 lotes diferentes de Sauvignon Blanc da vinícola, cada um adicionando características únicas. Além disso, possui viticultura orgânica que respeita o meio ambiente e elabora vinhos seguindo práticas veganas”, comenta Thamirys, da Wine.

O exemplar amadurece seis meses em tanques de aço inox com as borras e, depois, mais seis meses em garrafa, antes de ser comercializado com o objetivo de expressar ao máximo a característica frutada e o frescor. O resultado é um exemplar magnífico de Sauvignon Blanc vibrante, frutado e com acidez crocante que proporciona um vinho muito refrescante que, com certeza, é uma escolha que irá proporcionar muitos sorrisos.

(https://www.wine.com.br/prod29764.html)

Um tinto que alegra do rótulo à taça

Que Guapo Malbec Syrah Bonarda 2021 é um vinho elaborado pela renomada vinícola argentina Viña Las Perdices. É um blend mendocino moderno, jovem e descontraído das uvas Malbec, Syrah e Bonarda elaborado para o paladar brasileiro. O exemplar alegra já nos olhos com o rótulo inspirado na colorida arquitetura do bairro La Boca, em Buenos Aires. Sem dúvida, é um vinho fácil de beber, ideal para harmonizar com receitas do dia a dia e para degustar informalmente com os amigos. “Uma ótima escolha para acompanhar boas conversas e risadas”, conclui a sommelière.

(https://www.wine.com.br/prod28229.html)

Continue lendo

Gastronomia

Piraquê sugere receita para o Dia Mundial do Queijo

Publicado

em

O Dia Mundial do Queijo é celebrado em 20 de janeiro. Nada melhor do que preparar uma receita para comemorar o dia dessa iguaria, não é mesmo? Por isso, Piraquê, marca de biscoitos da M. Dias Branco, sugere a receita de Iscas de Salmão com Molho de Queijo. A sugestão é empanada com farofa de biscoito água e sal, ideal para servir como entradinha ou petisco.

Para saber como preparar, confirma o passo a passo abaixo:

Iscas de Salmão com Molho de Queijo

Ingredientes:

Iscas de Salmão
½ embalagem de biscoito Água e Sal Piraquê, picados em pedaços pequenos
3 colheres (sopa) de linhaça
500g de iscas de salmão
2 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
Suco de 1 limão
Ervas picadas a gosto (alecrim, tomilho, salsinha, endro, entre outras.)
2 claras de ovo
1 colher (sopa) de margarina
Sal

Molho de Queijo
200g de queijo cremoso
50g de queijo provolone ralado
2 colheres (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de maionese
Sal

Modo de Preparo
– Comece temperando as iscas de salmão. Numa tigela pequena, junte as iscas de salmão, azeite, dentes de alho, suco de limão, as ervas, misture bem, acerte o sal e reserve;
– Bata as claras e reserve;
– Misture bem o biscoito com a linhaça e reserve;
– Passe as iscas de salmão pela clara de ovo e empane com a mistura de biscoito com linhaça;
– Unte uma assadeira média com margarina, acomode as iscas de salmão empanadas, cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido (180º) por 20 minutos;
– Após os 10 minutos, retire o papel-alumínio e vire as iscas, cubra novamente e deixe por mais 10 minutos;
– Prepare o molho de queijo. Numa tigela pequena, junte o queijo cremoso, queijo provolone, azeite, maionese e misture até envolver bem. Acerte o sal e sirva as iscas de salmão com o molho de queijo.

Rendimento: 25 iscas de salmão
Tempo de Preparo: 40 minutos

Sobre a Piraquê

Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Tem como missão produzir e disponibilizar, de forma responsável, produtos alimentícios de alta qualidade e com preço justo, proporcionando bem-estar a todas as pessoas. A marca, adquirida pela M. Dias Branco em maio de 2018, está ampliando sua atuação em todo o País.

Sobre a M. Dias Branco 

Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 18 indústrias ou complexos industriais, sendo que sete deles possuem estruturas de moinho de trigo, além de 30 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.

Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, assumiu a liderança também em cookies integrais, granolas e pães sem glúten. É referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro de 2022, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.

A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca Fit Food, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthyfood, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.

Para saber mais sobre a M. Dias Branco, acesse: www.mdiasbranco.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Descubra o sabor do verão com a receita rápida de Ceviche Tropical da Chef Carmem Brito

Publicado

em

Saúde e Economia: Prepare em 10 Minutos um prato sob medida para os dias quentes

À medida que as temperaturas sobem e as rotinas se tornam mais ativas, nossa culinária tende a espelhar o desejo por pratos que sejam deliciosos, mas também refrescantes e fáceis de preparar. A chef Carmen Brito, conhecida por sua cozinha intuitiva e autoral à frente do Brito Buffet, criou uma receita que atende a todos esses requisitos:  Ceviche Tropical, um prato que promete conquistar paladares neste verão.

Ele combina a leveza da tilápia com a doçura da manga e a vivacidade dos pimentões vermelho, verde e amarelo. Um convite aos sentidos. Como a própria Chef Carmem Brito diz, “O ceviche é uma tela em branco que nos permite pintar com os sabores vibrantes da estação”. E, de fato, a receita é uma obra de arte comestível que fica pronta em um piscar de olhos.

O processo é tão simples quanto refrescante: tomamos a tilápia já picada e a banhamos na acidez cítrica do limão, que “cozinha” o peixe sem a necessidade de calor. A manga e o leite de coco garantem o toque tropical em um contraste perfeito, enquanto os pimentões dão uma crocância sutil. Cebola, azeite, cheiro verde e um toque de sal completam o quadro, criando um prato equilibrado que Carmem Brito descreve como “uma dança de sabores que refresca e satisfaz”.

Além do sabor, o Ceviche Tropical é um aliado da saúde. A tilápia é uma fonte excelente de proteína magra, enquanto a manga é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. É um prato que alimenta o corpo tanto quanto a alma, reforçando a ideia de que “alimentar-se bem é uma forma de respeito próprio”, nas palavras da Chef.

Para os que buscam praticidade sem abrir mão do sabor, esta receita se torna ainda mais atraente. Com os ingredientes já picados, são necessários menos de 5 minutos para misturar e servir. Carmem Brito reforça: “Não há desculpas para não se aventurar na cozinha com pratos que são tão fáceis de preparar quanto irresistíveis ao paladar.”

Economicamente falando, o Ceviche Tropical é um prato que não pesa no orçamento. A tilápia é um peixe acessível, e os demais ingredientes são frequentemente encontrados a preços convidativos, especialmente quando em temporada.

Assim, o Ceviche Tropical da Chef Carmem Brito é mais que uma receita, é um convite à celebração do verão com um prato que é tão nutritivo quanto econômico, tão fácil de fazer quanto delicioso. Afinal, como lembra a chef, “o melhor da culinária é quando ela nos permite desfrutar da vida com simplicidade e sabor”. E este prato é a personificação dessa filosofia.

Ceviche Tropical

*Ingredientes*

– 500g de tilápia

– 2 cebolas roxas

– 1 cebola branca

– Suco de 4 limões

– 200g de leite de coco

– 2 colheres de coentro picadinho

– Pimenta a gosto

– 1 colher de azeite

– 100g de pimentão verde

– 100g de pimentão vermelho/amarelo

– 100g de pimentão verde

Preparo

  1. Comece cortando a tilápia em cubinhos e reserve.
  2. Em uma tigela, adicione o leite de coco e o suco de limão. 
  3. Adicione os pimentões verde e vermelho à tigela.
  4. Acrescente a cebola branca e a cebola roxa.
  5. Adicione o cheiro verde da sua preferência. A chef usa coentro. 
  6. Adicione a manga em ponto firme cortada em cubinhos (não pode ser madura demais).
  7. Tempere a gosto com sal.
  8. Misture bem todos os ingredientes.
  9. Sirva e desfrute desta deliciosa receita de Ceviche Tropical.

Créditos das Fotos: Ceviche / Ilustrativa 

Carmem Brito: Lorena Lázaro 

Assista o passo a passo no Instagram: @brito.equipe

Continue lendo

Gastronomia

Escolha um vinho para curtir as férias de verão em grande estilo

Publicado

em

Se você é da turma que tira férias em pleno verão, em que as temperaturas ficam altas, prepare a sua taça e aceite o convite para apreciar os vinhos mais refrescantes. Marina Bufarah de Souza, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, separou dicas infalíveis com potencial de agradar e surpreender até os apaixonados por vinhos mais exigentes.

Para os amantes das borbulhas

Para começar, a recomendação é o Espumante Marqués de La Carrasca Brut, elaborado com a Airén, a uva mais cultivada na Espanha, que traz aromas cítricos e florais encantadores. Ideal para um welcome drink, na companhia de aperitivos e pratos principais mais leves. Outra boa sugestão é o Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 Pink Sweet, bastante perfumado, com um toque de doçura, que o torna a combinação ideal para pratos apimentados, condimentados e sobremesas com frutas.

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-marques-de-la-carrasca-brut/prod26145.html

https://www.wine.com.br/vinhos/espumante-dada-de-finca-las-moras-n-7-pink-sweet/prod26551.html

Para quem deseja refrescar o paladar

Se você gosta dos vinhos refrescantes, mas não quer a sensação do gás carbônico, os vinhos tranquilos são a aposta certa. Os apreciadores de vinhos mais leves, vão se surpreender com o Blason del Valle Torrontés 2023, um vinho branco aromático, que traz como destaque os aromas florais de rosas e jasmim, e uma acidez de dar água na boca. É uma bela dupla para harmonizar pratos tradicionais da culinária japonesa, indiana e tailandesa.

https://www.wine.com.br/vinhos/blason-del-valle-torrontes-2023/prod29540.html

Se você gosta de frescor aliado a maior estrutura e complexidade, a dica é o Dark Horse Chardonnay 2019, um californiano que estagia brevemente em carvalho, ganhando cremosidade e untuosidade. Com notas de baunilha e frutas tropicais maduras, é ideal para acompanhar pratos com maior peso e intensidade, como uma suculenta posta de bacalhau ou uma massa ao molho de quatro queijos.

https://www.wine.com.br/vinhos/dark-horse-chardonnay-2019/prod27062.html

Para quem preza por charme e elegância

Os rosés têm ganhado cada vez mais espaço e conquistado os corações dos consumidores, principalmente por sua versatilidade, que faz com que seja um vinho curinga para acompanhar as mais variadas refeições, da entrada ao prato principal. O Faisán Cabernet Franc Rosé 2023 apresenta a belíssima expressão desta uva num terroir uruguaio, com delicadeza única, aromas e sabores de frutas vermelhas frescas, além de um toque cítrico de toranja. Pode harmonizar, por exemplo, carnes brancas, frutos do mar ou queijos cremosos.

https://www.wine.com.br/vinhos/faisan-cabernet-franc-rose-2023/prod29922.html

A beira-mar, na piscina, num piquenique e até num jantar de confraternização, um fato é incontestável, esses rótulos serão a companhia perfeita para abrilhantar e tornar seus momentos ainda mais leves e felizes. Saúde!

Continue lendo

Gastronomia

Natal: Momo Gelato apresenta Tortas di Gelato e Tostex de Panetone

Publicado

em

Parfait de Frutas Vermelhas, Moccachina e Mousse de Limão são os sabores de torta escolhidos para a sobremesa nas ceias de Natal

O Natal no Brasil é marcado por altas temperaturas e a busca por se refrescar do calor combina muito bem com um gelato. Por isso, a gelateria Momo, que está presente no Rio de Janeiro e em São Paulo, apresenta três opções natalinas da Torta di Gelato e novos gelati, que se somam ao Tostex de Panetone, a edição especial de Natal da Café com Fé, a cafeteria da Momo.

Os sabores para o fim do ano da Torta di Gelato são: Parfait de Frutas Vermelhas, com as cores que remetem ao Natal, feita com base de biscoito crocante, gelato de iogurte grego com recheio e cobertura de frutas vermelhas; a mais encorpada Mochaccina, com base de bolo de cacau, coberto por três camadas de diferentes gelatos, Momolatte (sabor exclusivo da Momo), café e chocolate belga, finalizada com cobertura de café crocante; e a Mousse de Limão, opção para toda a família com base de biscoito coberta com gelato de mousse de limão, creme de limão e finalizada com Momomallow (marshmallow artesanal Momo).

As três tortas fazem companhia aos sete sabores do cardápio fixo: Floresta Bianca, Pistache, Nutella Diet, Brigadetto, Pavê de Doce de Leite, Momo Cookies e Speculoos. As encomendas podem ser realizadas nas lojas, pelo delivery direto da Momo ou nos aplicativos Rappi e iFood e o valor da torta inteira com 12 fatias é a partir de R$ 255.

Além das tortas, novos sabores de gelato também aparecem como novidades: Frutto di Bosco (gelato de morango, mirtilo, framboesa e amora), Grego com Melograno (gelato de iogurte grego com romã) e Momo Cono (gelato de baunilha de Madagascar com pedaços crocantes da casquinha artesanal da Momo envoltos por chocolate belga). Os sabores podem ser degustados no potinho ou cono com valores a partir de R$ 21.

E a Café com Fé, que acompanha as unidades da Momo com opções de bebidas quentes, bolos e paninis, também se adequa ao clima natalino com o Tostex de Panetone, que pode ser com panetone de frutas ou gotas de chocolate (R$ 17) e é possível acrescentar o gelato por R$ 21.

Sobre a Momo Gelato

A Momo Gelato é resultado da paixão de Walter de Mattos por gelato. Criador do diário esportivo Lance!, economista e esportista, começou a explorar o universo da iguaria italiana em 2012, com viagens e cursos. Em janeiro de 2014, com os sócios e empresários Pedro Villaça, Cesar Puga e Ricardo Madureira, abriu a primeira unidade da gelateria no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro. De lá para cá, o negócio cresceu e chegou a seis lojas em áreas nobres da cidade. Em dezembro de 2022, a Momo desembarcou em São Paulo, abrindo as portas de uma unidade conceito nos Jardins, com três andares e mais de 250 m2 para atender ao gosto exigente dos paulistanos.

Um dos segredos do sucesso da Momo é o uso de ingredientes de alta qualidade para atingir o máximo de sabor. As criações vêm não só da tradicional gelateria italiana, mas também há, entre os sabores mais pedidos, as versões de doces brasileiros, como paçoca com pé de moleque (diet), brigadetto (brigadeiro) e paglia italiana. As cerca de 30 opções de gelato e os cinco sabores de tortas são feitos com leite fresco com maior teor de gordura do mercado, para que não seja necessária a introdução de outros tipos, e com frutas frescas de verdade e, sempre que possível, orgânicas.

Sobre a Café com Fé

A marca de cafeteria Café com Fé nasceu junto com a Momo em 2014 e divide o espaço da gelateria, nas unidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os cafés servidos têm opções variadas, dos coados ao cappuccino, com grãos de cafés especiais e sempre um blend exclusivo. O cardápio complementa a experiência de quem deseja um momento de descompressão na rotina. Entre as sugestões estão panini, waffles doce ou de queijo com ou sem cobertura, crostatas e bolos. A água – servida à vontade –, é triplamente filtrada, mas também é possível pedir mineral.

Serviço

Rio de Janeiro:

Copacabana Palace

Endereço: Avenida Atlântica, 1702, Copacabana

Horário de Funcionamento:

– Segunda a domingo – das 13h às 21h

Ipanema

Endereço: Rua Garcia D’Ávila, 83, Ipanema

Horário de Funcionamento:

– Domingo a quinta – das 09h às 21h

– Sexta e sábado – das 09h às 22h

Shopping Leblon

Endereço: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, 2º Piso, Leblon

Horário de Funcionamento:

– Segunda a sábado – das 10h às 22h

– Domingo – das 12h às 21h

Leblon

Endereço: Rua Dias Ferreira, 147, Leblon

Horário de Funcionamento:

– Domingo a quinta – das 13h às 21h

– Sexta e sábado – das 13h às 23h

Shopping da Gávea

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 2º Piso, Gávea

Horário de Funcionamento:

– Segunda a sábado – das 10h às 22h

– Domingo – das 12h às 21h

Shopping Tijuca

Endereço: Avenida Maracanã, 987, 2º Piso, Tijuca

Horário de Funcionamento:

– Segunda a domingo – das 10h às 22h

São Paulo:

Endereço: Rua Oscar Freire, 168 – Jardins

Horário de Funcionamento:

– Segunda a sexta – das 09h às 23h

– Sábado e domingo – das 09h às 00h

Continue lendo

Gastronomia

Bobó, vatapá, maniçoba e mais: Salvador ganha restaurante com mais de 50 sabores de pastel e massas artesanais

Publicado

em

Nova unidade da Pastelópolis, em Salvador, tem mais de 50 opções clássicas e inspiradas na culinária regional a partir de R$ 11

Bobó de camarão, vatapá, cordeiro com chimichuri, sarapatel e maniçoba são apenas alguns dos mais de 50 sabores de pastel que fazem parte do cardápio da Pastelópolis. Após cerca de dois meses funcionando em soft opening (fase de testes), a segunda unidade da pastelaria na Bahia vai ser inaugurada neste domingo (3/12), no bairro do Rio Vermelho (Rua da Paciência, 127), em Salvador.

O restaurante aposta em pastéis e pastas especiais com tempero caseiro, massa artesanal e ingredientes selecionados. Com opções a partir de R$ 11, os pastéis são no formato meia-lua — em referência ao chapéu de cangaceiro e têm cerca de 150g. Sob o comando do casal proprietário Camila Santana e Querdoval Ferreira Júnior, o novo espaço conta com mesas na calçada e uma varanda com vista para a Praia da Paciência.

“Não vendemos pastel. A gente oferece a experiência de comer um pastel diferente. É uma experiência gastronômica única: popular, especial e inesquecível. Você vai achar pastel mais barato, maior, mas não achará mais gostoso. O nosso é crocante e super recheado”, afirma professora e cozinheira amadora Camila Santana, sócia da pastelaria.

A primeira unidade da Pastelópolis foi inaugurada em 2022, no município de Serrinha, a cerca de 180 km de Salvador. “Lá, homenageamos as cidades da região sisaleira no cardápio. Em 2023, o sertão virou mar. Em Salvador, festejamos o litoral. Cada pastel tem o nome de uma praia baiana”, completa a empresária.

O cliente pode pedir pastéis como Ilha de Boipeba, Ilha de Maré, Morro de São Paulo, Amaralina, Barra, Rio Vermelho, Ribeira, Boa Viagem, Itapuã, Jauá e Sauípe. Criatividade, portanto, não falta. “A ideia é que a pessoa conheça o nosso cardápio e nos diga: Qual é a sua praia?”, brinca o turismólogo e sommelier Querdoval Júnior, também sócio da Pastelópolis.

Cardápio autoral
Além dos nomes, os sabores “diferentões”, autorais, são destaque na pastelaria, que brinca com os ingredientes da culinária regional. Há recheios com rabada, sarapatel, maniçoba, bobó de camarão, vatapá e até feijoada desconstruída. Também há diversas opções veganas. “Queremos que a Pastelópolis seja como uma ‘Cidade do Pastel’. O que você pensar, vai ter. Mais de 50% do nosso cardápio é autoral: você não acha igual em nenhum outro lugar. Temos os clássicos – carne, queijo, frango, etc – e os especiais, com camarão, salmão, polvo, siri, carne de porco, carne do sol, fumeiro, charque, cordeiro”, comenta Camila.

Os pastéis “desconstruídos” também chamam atenção. “A gente faz ‘escondidinhos’, que vêm acompanhados com sticks de pastel pra comer junto”, explica. Os escondidinhos podem ser de vatapá com camarão refogado; vatapá com bacalhau refogado; purê de aipim, muçarela e carne de fumeiro; vatapá vegano com moqueca de banana-da-terra; purê de aipim com carne de sol de jaca acebolada; e purê de aipim, muçarela e carne do sol.

A receita do vatapá, um dos queridinhos, vem de família – a mãe da empresária quem a ensinou. “Eu sempre gostei dessa parte da gastronomia. É algo muito intuitivo e familiar. Depois que tivemos a ideia de abrir o negócio, fomos criando o cardápio e testando combinações. Temos um pastel que leva chutney de maçã, por exemplo, que a gente que faz. Temos também um com recheio de salmão, cream cheese, cebolinha e molho teriaki, que lembra a culinária japonesa. Fazemos uma homenagem à Bahia – e aqui a gente tem coisa do mundo todo”, diz Camila.

A Pastelópolis aposta em ingredientes encontrados do sertão ao litoral do estado. Os nibs de cacau, por exemplo, vêm do Sul da Bahia; já o requeijão é de Santa Bárbara, a cerca de 120 km da capital baiana; e boa parte dos frutos do mar chegam da Ilha de Itaparica. Trabalham ainda com fornecedores locais. “Nossa massa é fresca, sem conservantes; os molhos e temperos são todos naturais. Incentivamos a economia local. Como afroempreendedores, esse é também um objetivo”, pontua o sócio Querdoval Júnior, que já trabalhou no ramo de hotelaria e no de alimentos e bebidas.

Bebidas
Para harmonizar com os pastéis, aliás, a pastelaria tem uma carta de bebidas especiais. “Se o cliente vem para comer um pastel diferente, pode beber algo diferente. A gente sugere a harmonização por aproximação e por contraste. Construindo propomos um terceiro sabor”, afirma Júnior, que também é sommelier.

Entre os drinks autorais, o empresário destaca os com Gin Tanajura, produzido na Ilha Grande de Camamu, no Sul da Bahia, numa fazenda tradicional: “Devemos incluir ainda cervejas e cachaças artesanais de todo o estado e vinhos naturais. Queremos fazer uma carta itinerante”. A limonada especial com água de coco é opção para quem não quer bebida alcoólica.

Novidades
O casal aguarda a inauguração oficial para implementar o “monte o seu pastel”, opção na qual o cliente pode escolher os ingredientes que quiser de recheio, e o sabor do mês, que trará criações por temporada.

A abertura de uma lojinha com produtos da Bahia dentro da Pastelópolis está nos planos dos empresários, assim como a criação de uma programação musical com artistas locais e até exposições temporárias. “A unidade é bem grande. A ideia é que aqui seja um espaço para outras coisas: arte, música, etc”, afirma Querdoval Júnior.

Sobre a Pastelópolis
Especializada em pastéis e pastas especiais, a Pastelópolis tem duas unidades na Bahia. A primeira delas nasceu em 2022, no município de Serrinha, na caatinga baiana. A mais recente funciona em Salvador, capital do estado, no bairro do Rio Vermelho.

Com mais de 50 sabores de pastéis, o cardápio da Pastelópolis valoriza ingredientes locais, encontrados do sertão ao litoral. Os itens do cardápio se diferenciam pela crocância, recheio caprichado, tempero caseiro e massa artesanal. Cada pastel leva o nome de lugares significativos onde a Pastelópolis está. Em Serrinha, são os municípios da região sisaleira; em Salvador, as praias da capital e região.

Fruto do encontro entre dois apaixonados pela cena gastronômica afetiva e criativa — a professora e cozinheira amadora soteropolitana Camila Santana e o turismólogo e sommelier serrinhense Querdoval Ferreira Júnior — a Pastelópolis celebra o Nordeste em sua multiplicidade. Exigência, originalidade, constância e honestidade são os pilares do negócio.

Serviço
Pastelópolis Salvador
Funcionamento: De terça a quinta, das 16h às 23h. Sexta e sábado, das 12h às 00h. Domingo, das 12h às 23h.
Onde fica: Rua da Paciência, 127 — Rio Vermelho

Continue lendo

Gastronomia

Terruá 87: Um novo refúgio gastronômico e de lazer em Goiânia

Publicado

em

A vibrante cena gastronômica de Goiânia ganha um novo protagonista: o Terruá 87. Situado em uma localização privilegiada, o bar-restaurante oferece uma combinação única de comida afetiva, petiscos regionais e drinks exclusivos, prometendo se tornar um destino favorito na capital de Goiás.

Recém-inaugurado e comandado por Douglas Moraes, o Terruá 87 se destaca não apenas pela sua oferta gastronômica, mas também pelo seu ambiente acolhedor e sua programação cultural. As noites de pagode, realizadas aos finais de semana, têm atraído um público diversificado, reforçando o papel da música como elemento fundamental na cultura goiana.

Um dos pontos altos do Terruá 87 é sua brinquedoteca, descrita como “bem ampla” e equipada com monitor. Este espaço garante que as famílias com crianças pequenas possam desfrutar de uma experiência gastronômica completa, proporcionando entretenimento seguro e divertido para os pequenos.

O ambiente do bar é frequentemente elogiado por ser “Instagramável”, unindo conforto, estilo e acolhimento – características que se tornaram sinônimos dos estabelecimentos de Goiânia. Esta combinação cria um local ideal para encontros sociais, celebrações e momentos descontraídos.

Douglas  Moraes, responsável pelo Terruá 87, expressa sua visão: “Nosso foco é criar um espaço onde todos se sintam bem-vindos, desde famílias em busca de uma refeição tranquila a grupos de amigos que desejam curtir nossa música ao vivo. A brinquedoteca é um reflexo do nosso compromisso em atender bem a todos os nossos clientes.”

O Terruá 87 opera de terça a domingo e se posiciona como uma nova referência em entretenimento e gastronomia em Goiânia.

“Queremos que o Terruá 87 seja mais do que um bar ou restaurante; nossa intenção é criar um ponto de encontro onde as pessoas possam se conectar, celebrar e criar memórias”, acrescenta Douglas.

Além de ser um ponto de encontro para os amantes da boa música e da gastronomia, o Terruá 87 se destaca por seu compromisso com a criação de um ambiente familiar e acolhedor. A atenção aos detalhes, desde a escolha do cardápio até a organização da brinquedoteca, reflete o desejo de proporcionar uma experiência completa e gratificante para todos os visitantes.

A combinação de uma cozinha criativa, um ambiente animado e um espaço dedicado às crianças faz do Terruá 87 uma adição valiosa à cena de bares e restaurantes de Goiânia, fortalecendo a tradição da cidade em oferecer locais acolhedores e de alta qualidade.

Para mais informações sobre o Terruá 87, incluindo horários de funcionamento, eventos especiais e reservas, os interessados podem visitar o link

Continue lendo

Gastronomia

Gastronomias italiana e portuguesa se encontram com chefs goianas

Publicado

em

Carina Popolare e Edvania Nogueira preparam prato que une massa e bacalhau com resultado surpreendente

Com ousadia e muito talento, duas chefs goianas uniram a culinária italiana e portuguesa num prato especial, de dar água na boca, e que já abre a lista de possibilidades para ceia de Natal. O encontro de Carina Popolare e Edvania Nogueira pode ser conferido do YouTube em um dos episódios do“Carina Popolare Convida”, que recebeu a proprietária do restaurante português Porto Cave, para uma experiência gastronômica inigualável.

O prato apresentado por Edvânia, intitulado Sfogliatti à Porto Cave 20 Anos, leva como ingrediente, o bacalhau, que embora seja muito popular nas receitas portuguesas, é também a comida típica de Natal dos italianos. O pescado foi habilmente incorporado à massa da Popolare, resultando em uma combinação harmoniosa de sabores.

A receita começa com a preparação do molho bechamel especial da chef, que recebe um toque único com o queijo Serra da Estrela. Enquanto isso, o bacalhau é cuidadosamente assado em papel alumínio, preservando suas características e sabor. Em seguida, a massa para lasanha pré-cozida da Popolare é cozida brevemente e recheada com o molho e lascas do bacalhau emulsionado, criando um prato de visual encantador.

A apresentação do prato é feita com maestria, com a última peça de massa sendo furada e delicadamente amarrada com um nó. O toque final fica por conta do emulsionado de azeite e dos tomates cereja, que adicionam frescor e cor ao prato. “O brasileiro tem essa característica de um povo miscigenado, cheio de culturas, gostos e diversidades. O trabalho da Edivânia deu outra leitura para a massa de lasanha”, comemora Carina.

A parceria entre Carina Popolare e Edvânia Nogueira demonstra a riqueza da culinária italiana e portuguesa e a criatividade das chefs goianas. O canal no YouTube da Carina Popolare proporciona aos espectadores a oportunidade de aprender e se inspirar com receitas exclusivas e encontros culinários como esse.

Acesse os nossos canais
Youtube@/popolaremassas
Instagram/@popolaremassaseemoorio

Grupo Giro Comunicação

Continue lendo

Gastronomia

Saladas prontas gourmet são a nova tendência de praticidade para manter rotinas saudáveis

Publicado

em

Criada para a cozinha prática e saudável, Verdureira registra aumento na venda de saladas higienizadas em 35% neste ano

O hábito de preparar os alimentos mudou com a incidência das rotinas corridas dos brasileiros. Dados da pesquisa realizada pela Fiesp/Ibope Brasil Food Trends mostram que seis em cada 10 pessoas preferem comidas prontas ou semiprontas. O desafio, portanto, é fugir dos fast foods e congelados nada saudáveis. Um dos exemplos que está caindo no gosto dos consumidores é o de folhas higienizadas — segundo a Verdureira (verdureira.com.br), primeira empresa brasileira a entregar vegetais prontos e gourmet, de 2022 para 2023, a venda de saladas e legumes higienizados aumentou 35%, e se comparado a 2019, o crescimento foi de 110%.

Dados o Relatório NutriConnection 2023, que divulga as tendências em alimentação saudável em todo o mundo, os consumidores estão cada vez mais entendendo a importância de uma abordagem equilibrada para o bem-estar físico e mental e compreendem ser difícil ter um sem o outro; a tendência home-cooking (ou cozinhar em casa) mostra para a indústria de alimentos que produtos com características de receitas caseiras são apreciados.

Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira, conta que o aumento das vendas de saladas prontas já era esperado e que a empresa se preparou para a demanda. “Desde a pandemia, pudemos observar que as pessoas estão mais atentas à saúde e, com a volta à normalidade, a busca pela praticidade se refletiu na alimentação. Acreditamos que essa é uma tendência que deve se perpetuar por um longo período ainda, o que nos anima para dar seguimento aos projetos de expansão a fim de atender cada vez mais praças”, comenta.

A Verdureira tem linhas de folhas higienizadas (Insalata Prima), legumes cozidos (Cucina Prima) e mix de folhas picadas com outros vegetais (Ver O Verde), todos prontos para consumo e perfeitos para o preparo de inúmeros pratos. A praticidade e a qualidade estão no cerne da empresa. Produzindo em fazendas periurbanas, entre a zona rural e a cidade, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita. A excelência se completa pela seleção artesanal das folhas e legumes, pela higienização e pela embalagem de alta tecnologia que conserva os alimentos e preserva seus nutrientes e frescor até o momento do consumo. Prezando pela transparência, a marca desenvolveu um sistema exclusivo de rastreabilidade por QR Code para toda a sua produção, permitindo que o consumidor saiba a origem do produto escolhido.

Atualmente, a Verdureira está presente nas prateleiras de cerca de 250 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana. “O recém aporte de R$ 10,3 milhões que recebemos da Baraúna Investimentos será usado para a expansão da Verdureira e permitirá que mais brasileiros tenham acesso aos nossos produtos para uma alimentação mais prática e saudável”, diz o CEO.

As linhas de produtos da Verdureira

A Verdureira produz em fazendas periurbanas, entre a zona rural e a cidade, possibilitando que a marca coloque sua produção no mercado em até 24 horas após a colheita. O modelo hidropônico de cultivo diminui a exposição a pragas, garante a produção em qualquer clima com produtividade cinco vezes maior e reduz o consumo de água em 90% comparado às plantações convencionais, enquanto a proximidade da cidade garante, também, a redução das emissões de carbono e do desperdício. Tudo isso faz com que o cultivo e a operação da Verdureira seja responsável e sustentável de ponta a ponta. Confira as linhas de produtos:

Insalata Prima – Folhas inteiras selecionadas, frescas e crocantes embaladas com atmosfera modificada. A partir da desaceleração do metabolismo, as folhas ganham validade ampliada e proporcionam maior segurança alimentar, além de dispensarem o uso de conservantes artificiais. A linha é dividida em Saladas Prime 150g e 200g (Agrião, Rúcula, Saladas Brasileira, Italiana, Americana, Paulista, Gourmet e Do Mês) e Saladas Prime Baby 60g, 80g e 90g (Alface e Minis Lollo, Americana, Rúcula, Romana, Frissê, Escarola, Agrião, Radicchio e Mix).

Cucina Prima – Legumes prontos para consumo, perfeitamente cozidos a vapor com a técnica francesa sous vide (“sob vácuo”, em português), que mantém todas as propriedades nutritivas do alimento, além de proporcionar uma textura mais macia e suculenta. A linha tem embalagens 400g de batata, pinhão, beterraba, mandioquinha, cenoura, lentilha, quinoa, batata-doce, milho, grão-de-bico e mandioca.

Ver O Verde – Mix de folhas e legumes práticas para o dia a dia, prontas para consumo. A linha é formada por Saladas 200g Roxa, Verde e Primavera.

Continue lendo

Gastronomia

Receita de massa fresca “vira febre” nas redes sociais

Publicado

em

Chef goiana, descendente de italiano, Carina Popolare, ensina melhor jeito de preparar a própria massa de macarrão

Basta uma rápida olhada nas redes sociais para se deparar com vídeos de receitas, milhares, e uma que tem chamado cada vez mais atenção, são de pessoas “comuns”, ou seja, que não são formadas em gastronomia, fazendo massas frescas. E os vídeos ganham cada vez mais curtidas, assim como outros de receitas.

Carina Popolare, chef goiana descendente de italiano e empresária, conta que basicamente não tem segredo. “A única coisa que precisa pra quem não tem nada de utensílios, são um braço forte, um rolo de macarrão, farinha de trigo e ovos”, disse ela.

Para muitas pessoas, pode ser inimaginável produzir a própria massa fresca, mas segundo a chef, que possui cidadania italiana, não tem muito segredo, “Durante o preparo, basta amassar esses dois ingredientes até formar uma massa lisa. Para isso você pode usar um rolo para deixá-la na espessura que desejar e cortar na faca mesmo, sem precisar descansar, depois de cortada, basta cozinhar diretamente e preparar o molho de sua preferência”, explicou Carina.

Em seu empório Popolare Massa, a chef comercializa em torno de 20 opções de massas, como ravioli, pappardelle, cappelletti, cannelloni, sfogliati (a mais vendida) e, é claro, a lasanha, outra bastante pedida pela clientela. Para acompanhar, há opções de molhos funghi, branco e pesto. Na parte do empório, é possível encontrar vinhos para harmonizar com as receitas e doces típicos, entre outros produtos. “O empório é um verdadeiro mergulho à cultura italiana. Aprendi o ofício com meus pais, que vieram da Itália”, completou.

Continue lendo

Gastronomia

Um drink ou um café? Confira acessórios para aproveitar melhor o tempo livre do próximo feriado

Publicado

em

Para as executivas da Multichef, vale a pena tornar os merecidos momentos de folga ainda mais especiais com os acessórios certos 

Mais um feriado prolongado vem por aí. Quem vai aproveitar o sete de setembro em casa, certamente pode usar o tempo livre para aquele descanso tão merecido. Isso significa, por exemplo, tomar um bom drink com os amigos, um café saboroso lendo um livro ou, ainda, tomar aquela cervejinha vendo um filme interessante. E usar acessórios especiais e cheios de charme podem tornar esses momentos ainda mais gostosos.

De acordo com Mislene Lima, CCO da Multi Chef, empresa que conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia, existem utensílios que podem fazer a diferença. “Quem é que não acha mais gostoso, por exemplo, tomar um bom café com leite naquela caneca especial que ganhou de presente? É algo simples, mas que dá mais sabor ao tempo livre”, avalia.

Para  Lidiane Bastos, CEO da Multi Chef, as pessoas primeiramente comem ou bebem com os olhos. “É uma grande verdade que quando a bebida ou a comida é servida em um acessório bonito, ela se torna ainda mais especial! É por isso que quem gosta de ter alguns momentos merecidos de folga também pode aproveitar e dar um pouco mais de charme a eles”, sugere.

Confira dicas de acessórios para usar no próximo feriado ou, ainda, presentear os amigos que vão curtir uma boa folga:

1. Caneca Coffee To Go

Feita em cerâmica, pode ser levada para microondas, forno e lava-louça. Tem capacidade para 300ml.

2. Jogo de seis copos para cerveja

Um kit perfeito para comemorar o feriado com os amigos. Feito em cristal ecológico, tem capacidade para 210 ml.

3. Moedor de café manual retrô

Essa peça é um charme e perfeita para os que gostam de moer o próprio café. Ela tem capacidade para moer a quantidade de grãos necessários para até quatro cafezinhos.

4. Taça para drink Catharina

Uma bela taça feita em acrílico para tornar mais especial qualquer bebida. Um momento de descontração merece um bom drink.

5. Coqueteleira inox 500 ml

Feita em aço inox, essa coqueteleira é super resistente e ajuda a preparar uma série de coquetéis e bebidas para tornar o feriado mais gostoso.

Sobre Mislene Lima – É CCO da Multi Chef e líder de vendas de um grupo com nove empresas e mais de 100 funcionários. É contadora de formação e está no mercado desde 2008. Já atuou como auditora em uma grande multinacional no segmento, mas entrou para a área de vendas e não saiu mais. Também está à frente do marketing e das redes sociais das empresas, sendo uma delas a Multi Chef, marca com a qual se identifica bastante, pois é amante da cozinha!

Sobre Lidiane Bastos – CEO da Multi Chef e de um grupo de empresas que atuam em ramos diversificados e que englobam mais de 100 colaboradores. É mãe e empresária atuante no mercado desde 2004. Formada em administração de empresas, sua aposta mais recente é a Multi Chef, marca que une amantes da cozinha e produtos voltados para essa paixão, com preços competitivos e de qualidade.

Sobre a Multi Chef

Criada com o objetivo de facilitar a vida tanto dos chefs de cozinha profissionais quanto amadores, a Multi Chef conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia. A mudança no estilo de vida das famílias, com as suas casas ou condomínios sempre com espaço gourmet, despertou em muitas pessoas o espírito de chef. Então, o grupo abriu a primeira Multi Chef, para suprir essa necessidade. A empresa tem uma infinidade de itens para culinária, entres eles: talheres, panelas, forma de silicone, eletrodomésticos, itens de confeitaria e outros. Um dos diferenciais é fornecer também embalagens descartáveis para delivery, pois o Grupo já tem 30 anos de tradição neste tipo de produto. Para mais informações, acesse @multi.chef pelo instagram ou pelo site https://www.multichef.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Brito Buffet assina cardápio do Bar Trevo Raro na Mostra Kzulo

Publicado

em

Com cozinha autoral, o estabelecimento oferece pratos criados de forma personalizada e autênticos e promete uma experiência incrível aos visitantes

O Brito Buffet é o convidado para assumir o restaurante Bar Trevo Raro, durante a 6ª edição da Mostra Kzulo de Arquitetura, realizada até 30 de outubro, na casa da Enec Engenharia, em Goiânia. Com ambientes decorados por mais de 20 arquitetos e designers renomados, o evento apresenta o que há de mais novo em tendências de design e decoração.

A proposta do Bar Trevo Raro é de um lugar de celebração e encontros para todos os amigos. O decor apresenta um ambiente que mistura elementos rústicos e muita cor, em meio a elementos inusitados de cenografia que são a marca registrada da HC Arquitetura e de Rick Hudson, assinam o projeto.

O cardápio assinado por três renomados chefes, Carmem Brito, Uillo Fortunely e Salma Campos é um mix de sabores elaborado sob medida para o público goiano. “É um convite para curtir bons momentos, apreciar boas companhias e celebrar”, pontua Carmem, que comanda o restaurante e formou uma equipe exclusivamente para a Mostra Kzulo.

Na decoração, os elementos naturais como barro, palha e cimento foram trabalhados com primazia artesanal para construir elementos com textura e jogos de luz e sombra que vão se modificando ao longo do dia.  Cada canto é um motivo para explorar, rir e contemplar, assim como os pratos que trazem porções típicas de bares na cozinha já consagrada por carmem em eventos corporativos há mais de 15 anos.

Em geral, seu modelo é o de “menu de confiança”, no qual os clientes podem degustar as sugestões preparadas pela chef que, por sua vez, espera a opinião sobre suas preparações. Para elaborar o carro chefe da mostra, Carmen Brito lembrou de sua origem, de berço forte da região nordestina, que traz o nome de panelinha raiz. “Nosso restaurante não é voltado a nenhuma gastronomia específica (de algum país, por exemplo), mas sim ao estilo de cada chef. Por isso, buscamos diferenciação e status. Consideramo-nos um estabelecimento de prestigiação aos pratos criados por mim, com a consultoria do chef português Uillo Fortunely”, disse Carmen.

Nesta edição, o Bar Trevo Raro estará em funcionamento de terça-feira a sexta-feira, a partir das 18h até as 22h. Já no sábado e domingo, a casa promete um almoço inesquecível com O Prato do Dia, que será sempre uma surpresa para os visitantes.

Mostra Kzulo
O tema escolhido para esta edição, “Inspirações”, busca despertar a imaginação e estimular novas ideias na área da arquitetura e do design de interiores e como ele impacta a vida de cada um. A mostra também contará com uma série de encontros e atividades interativas, proporcionando aos visitantes uma experiência completa no universo da arquitetura, decoração, design e paisagismo. Os ingressos custam R$70 com meia solidária, que pode ser adquirida com a doação de quilos de alimentos, custa R$35. Os alimentos arrecadados serão doados à Casa de Apoio São Luiz.

Serviço
Mostra Kzulo de Arquitetura – Inspirações
Bar Trevo Raro – do Brito Buffet
Até o dia 30 de outubro
Local: Casa da Enec Engenharia, na T 3, Setor Bueno, Goiânia.
Ingressos: R$ 70 Meia Solidária: R$ 35 – 2kg de alimentos perecíveis que serão doados à Casa de Apoio São Luiz.
De terça-feira a sexta-feira, das 18h às 22h. Sábado e domingo das 11h as 22h

Siga a Mostra Kzulo nas redes sociais:
Instagram: @mostrakzulo
Facebook: /mostrakzulo
Twitter: @mostrakzulo

Continue lendo

Gastronomia

Chips saudável e gostoso para petiscar? Temos a receita perfeita

Publicado

em

Aprenda a fazer chips sequinhos, crocantes e, acredite, nutricionalmente balanceados
Às vezes bate vontade de comprar aquelas batatas de saquinho? Mas que tal se aventurar na cozinha e fazer seu próprio chips, muito mais equilibrado do ponto de vista nutricional?
A primeira dica é trocar a batata-inglesa doce, que tem o dobro de fibras e, por isso, menor índice glicêmico. Isso significa que o açúcar não sobe rápido demais no sangue. Aí, não há liberação desenfreada de insulina (hormônio responsável por colocar todo esse açúcar para dentro das células). Em excesso, essa substância destrambelha o organismo, inclusive incentivando a deposição de gordura na região abdominal.
Fora isso, o conteúdo de fibras resulta em saciedade por mais tempo. Para ter esse mesmo efeito e variar no sabor, também dá para usar cenoura, beterraba e batata-baroa. Ah, um detalhe: quanto mais finas as fatias, mais sequinhas e crocantes elas ficam depois de assadas, tá?
Vamos à receita?! Ela é de autoria de Liliane Rocha, nutrichef do Rio de Janeiro.
Ingredientes
100 g de batata-doce
1 colher (sopa) de azeite
1 pitada de sal
Modo de preparo

Lave bem as batatas, mas sem descascar. Corte-as em fatias finas. Misture-as com azeite e sal e disponha-as em uma assadeira coberta com papel-manteiga. Cozinhe a 180° C por cerca de 40 minutos – ou até que estejam crocantes e douradas.

Continue lendo

Gastronomia

Lauro de Freitas recebe 1ª edição do festival Comida D’Mercadão

Publicado

em

O evento começa nesta sexta-feira (01), na Varanda Gourmet do Mercadão, e segue até 30 de setembro

Está chegando a temporada mais saborosa do ano com a primeira edição da Comida D’Mercadão, uma celebração irresistível da essência culinária do Mercadão da Bahia.

O festival Comida D’Mercadão vai acontecer de 1º a 30 de setembro, de segunda a sábado, das 11h às 22h e aos domingos, das 11h às 18h. Os empreendimentos – restaurantes, bares, lanchonetes e petiscaria – localizados na Varanda Gourmet do Mercadão irão participar do evento.


Os clientes terão a oportunidade de saborear pratos autênticos e variados em um festival gastronômico com tudo que há de melhor em cada box da Varanda Gourmet. O evento contará com petiscos irresistíveis, bebidas, ritmos envolventes e preços especiais.

Durante todo o mês de setembro, quem visitar o local também poderá aproveitar o festival ao som de diversificados ritmos musicais. Na sexta, às 19h, o grupo Arrepio abre o evento. No sábado, às 12h, Hebert Pacífico se apresenta e, às 19h, é a vez de Papel de Pão. E, no domingo, às 14h, Igor Cerqueira encerra as atrações musicais do final de semana.

Mesmo dia, dois eventos
Na sexta (01), também haverá feirão de veículos seminovos no Mercadão da Bahia. Ou seja, tudo de bom em um só local. O ‘Duelo de Seminovos’ acontecerá neste final de semana, entre sexta-feira (01) e domingo (3), atendendo todos os perfis de clientes com carros que variam entre R$ 25.990 e R$ 250 mil. O evento reunirá 16 lojas de seminovos. Estarão disponíveis, das 8h às 18h, veículos populares, sedãs, hatchs, SUV’s, utilitários, caminhonetes e também a linha premium, em exposição com preços e condições de pagamento especiais.

Para atrair ainda mais consumidores, a Associação dos Revendedores de Veículos da Bahia (Assoveba) garante um “duelo de preços e condições”, onde o consumidor também vai poder barganhar melhores avaliações, em caso de troca, além de outros benefícios como transferência de propriedade e tanque cheio.

Serviço
Eventos – Comida D’Mercadão e Duelo dos Seminovos
Quanto – Abertos ao público
Quando – Comida D’Mercadão : 1º a 30 de setembro, de segunda a sábado, das 11h às 22h e aos domingos, das 11h às 18h // Duelo dos Seminovos: 1º, 2 e 3 de setembro, das 8h às 18h.
Endereço – 1ª Travessa Luiz Tarquínio Pontes, 223, Centro, Lauro de Freitas, ao lado de um grande shopping Center.

Sobre o Mercadão da Bahia
O amplo ambiente é um centro comercial com mais de 90 operações de produtos e serviços diversificados. No empreendimento, o cliente encontra em um só lugar: desde hortifrúti, carnes, peixes, frutos do mar, mercearia, vinhos, produtos orgânicos em quantidade e a granel, artesanato, sorveteria, queijos, confeitarias e docerias, cachaçaria até bares e restaurantes. O Mercadão da Bahia também tem um espaço infantil e acessibilidade para pessoas com limitações físicas e necessidades especiais, além de um estacionamento com 400 vagas. São mais de 15 mil metros quadrados de terreno. É um lugar perfeito para realizar as compras de mercado, adquirir lembranças para toda a família, passear e degustar uma boa gastronomia com estrutura e qualidade excelentes. Saiba mais sobre o Mercadão da Bahia no instagram @mercadaodabahia e TikTok @mercadaodabahia

Sobre a Enashopp
O Mercadão da Bahia é administrado pela Enashopp, empresa com expertise nacional e internacional voltada para o desenvolvimento, implantação, comercialização e administração de shopping centers e empreendimentos empresariais e multifuncionais. Com mais de 30 anos no mercado, a Enashopp conta com um time de profissionais com amplo conhecimento na indústria de shopping centers, atuando em empreendimentos de variados perfis e portes, levando em conta as especificidades de cada região. São mais de 1500 profissionais administrando mais de 1 milhão de m² de área construída, com uma média de 30 milhões de pessoas/ano trafegando nos empreendimentos, 5 mil unidades gerenciadas e mais de 300 mil m² de área bruta locável (ABL). A Enashopp inovou no mercado imobiliário implantando uma plataforma digital de venda e locação de unidades exclusivamente comerciais e empresariais, para oferecer, de forma ágil e prática, oportunidades de negócios apresentando os melhores pontos, como lojas, quiosques, escritórios, salas, áreas de eventos e merchandising. Saiba mais sobre o Achei meu Ponto! , através do site acheimeuponto.com.br.

Continue lendo

Gastronomia

Dia dos Pais: cozinhar e servir pode ser uma festa

Publicado

em

Empreendedoras da Multi Chef sugerem utensílios que vão agradar em cheio os papais que gostam de ir para cozinha 

Atualmente, são muitos os homens que gostam de ir para a cozinha e preparar os mais variados pratos, petiscos e bebidas para servir para a família e amigos. E se esses homens têm filhos, o Dia dos Pais pode ser uma ótima oportunidade de ganharem utensílios que eles vão poder usar bastante nestas ocasiões.

De acordo com Mislene Lima, CCO da Multi Chef, empresa que conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia, há muitos homens que enxergam o momento de cozinhar como um hobby, algo para distrair e agradar quem for experimentar os pratos. “Eles aproveitam o momento com muita diversão e carinho pelo que estão fazendo, e o resultado  costuma ser muito bom!”, opina.

Segundo Lidiane Bastos, CEO da Multi Chef, os pais que gostam de ir para a cozinha normalmente gostam de usar a criatividade nas receitas e experimentar. “Há quem se torne especialista no tão esperado churrasco e muitos pais que se aventuram nas massas e arrasam nas caipirinhas, por isso presentear com os utensílios adequados para esses momentos é uma ótima opção”, sugere.

Confira dicas de presentes do Dia dos Pais para os pais que adoram ir para a cozinha:

  1. – Kit caipirinha sustentável

Simples, mas muito funcional, este kit pode ser usado no preparo de diversos tipos de drinks, assim como pode ser usado como pilão para preparar temperos.

2. – Kit pedra de sal rosa com suporte

Com a técnica adequada, qualquer alimento preparado na pedra de sal rosa fica perfeitamente temperado, por isso é um presente especial e útil.

3. – Jogo com 4 acessórios para vinho

Os papais que adoram servir um bom vinho como complemento às invenções culinárias vão adorar esse kit feito em aço inox.

4. – Panela elétrica

Uma excelente alternativa para quem quer cozinhar em qualquer lugar. Conta com cinco temperaturas e assa, frita, cozinha, aquece, grelha, tosta e doura.

5. – Jogo de 5 facas Hanzzo Wood

Que tal presentear o papai mestre cuca com um jogo sofisticado de facas para os momentos na cozinha? Esse é feito em aço inox e madeira.

Sobre Mislene Lima – É CCO da Multi Chef e líder de vendas de um grupo com nove empresas e mais de 100 funcionários. É contadora de formação e está no mercado desde 2008. Já atuou como auditora em uma grande multinacional no segmento, mas entrou para a área de vendas e não saiu mais. Também está à frente do marketing e das redes sociais das empresas, sendo uma delas a Multi Chef, marca com a qual se identifica bastante, pois é amante da cozinha!

Sobre Lidiane Bastos – CEO da Multi Chef e de um grupo de empresas que atuam em ramos diversificados e que englobam mais de 100 colaboradores. É mãe e empresária atuante no mercado desde 2004. Formada em administração de empresas, sua aposta mais recente é a Multi Chef, marca que une amantes da cozinha e produtos voltados para essa paixão, com preços competitivos e de qualidade.

Sobre a Multi Chef

Criada com o objetivo de facilitar a vida tanto dos chefs de cozinha profissionais quanto amadores, a Multi Chef conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia. A mudança no estilo de vida das famílias, com as suas casas ou condomínios sempre com espaço gourmet, despertou em muitas pessoas o espírito de chef. Então, o grupo abriu a primeira Multi Chef, para suprir essa necessidade. A empresa tem uma infinidade de itens para culinária, entres eles: talheres, panelas, forma de silicone, eletrodomésticos, itens de confeitaria e outros. Um dos diferenciais é fornecer também embalagens descartáveis para delivery, pois o Grupo já tem 30 anos de tradição neste tipo de produto. Para mais informações, acesse @multi.chef pelo instagram ou pelo site https://www.multichef.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Mamma Mia: Descubra qual a massa preferida dos goianienes

Publicado

em

O Sfogliatti Branco é a delícia recheada de queijos que desbancou a popular lasanha em tradicional empório de comida italiana localizado em Goiânia

No coração da capital goiana, encontra-se o Empório Popolare, um verdadeiro paraíso para os amantes da culinária italiana. Entre suas delícias congeladas, destaca-se o Sfogliatti Branco, uma massa recheada com quatro tipos de queijos que se tornou o prato mais vendido do estabelecimento, desbancando até mesmo a favorita do brasilieiro, a lasanha. A chef de cozinha Carina Popolare, proprietária do empório, revelou os segredos dessa receita que conquistou o paladar dos goianos.

“È uma massa apresentada em forma de uma trouxinha que traz dentro uma combinação perfeita de cremosidade e sabor entregue pelos queijos que os goianos adoram”, revela Carina Popolare. Assim como todas as receitas de Carina, essa iguaria também é uma história especial. Ela aprendeu a fazê-la com a mãe, que experimentou uma versão similar apresentada por uma amiga de São Paulo.

Sem ter a receita exata em mãos, sua mãe usou seu paladar apurado para identificar os ingredientes e criar sua própria versão. Assim, há quase 30 anos, o Sfogliatti Branco faz parte do cardápio do Empório Popolare, encantando gerações de clientes. “É daqueles pratos que fazem parte da minha rotina na cozinha com minha mãe por toda a minha vida. Parece que sempre soube fazê-la”, diz a chefe.

Para o preparo, Carina sugere o molho ao sugo, um molho de tomate tradicional italiano, conhecido pela sua simplicidade e sabor rico. Essa combinação cria um prato clássico, autêntico e delicioso da culinária italiana. “Como já vem muito queijo, o ideial é jogar o molho sobre a massa em um refratário, um pouco de parmesão para dar crocância e gratinar por 30 minutos”.

Além da Sfogliatti Branco, outras massas também se destacam no empório. Em um ranking das mais vendidas, a Rondelle de presunto e queijo ocupa o segundo lugar, seguido pelo Sfogliatti Amarelo e o Nhoque. Na quinta posição, está o Ravióli verde, recheado com muçarela de búfala e manjericão.

Apesar das diferentes combinações de recheios e sabores, o que todas essas massas têm em comum é a própria base: a massa de farinha de trigo e ovos. “A precisão no ponto de cozimento é fundamental para garantir a textura perfeita e ressaltar o sabor de cada prato”, pontua Carina.

Popolare Massas e Empório
Massa Artesanal Italiana pronta para assar ou cozinhar em casa
R. 88, 402 – St. Sul, Goiânia – GO, 74085-010
Seg a Sex: 9h às 19h | Sáb: 9h às 15h.
@popolaremassaseemporio

Continue lendo

Gastronomia

Fondue é alternativa gostosa para reunir os amigos no inverno

Publicado

em

Com a chegada do inverno, nada melhor do que reunir os amigos para um bom fondue. O termo é derivado do francês “fondre”, que significa derreter e, por aqui, a receita costuma agradar os brasileiros por ser bastante versátil, permitindo combinações doces e salgadas.

De acordo com Mislene Lima Brandão Bastos, CCO da Multi Chef, empresa que conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia, o fondue é uma das preparações culinárias mais agradáveis para tempos frios. “Além de ser uma delícia, permite reunir as pessoas em volta de uma panela para compartilhar os alimentos mergulhados. Não há quem não goste”, afirma.

Segundo Lidiane Lima Brandão Bastos, CEO da Multi Chef, existem muitos utensílios que permitem tornar o momento do fondue em casa mais simples e prático. “Existem diversos tipos de fondue, desde legumes e carnes até camarão, mas os que as pessoas mais conhecem são os de queijo e o de chocolate. Todos são muito saborosos, mas com os utensílios certos, as pessoas aproveitarão ainda melhor a experiência”, diz ela.

Confira utensílios recomendados pelas empresárias para quem quer fazer um bom fondue neste inverno.

1. Panela elétrica para fondue Oster

Sofisticada, possui cinco temperaturas e a função “manter aquecido” para ninguém ter que se preocupar se o queijo ou o chocolate esfriaram.

2. Jogo de fondue com 11 peça

Contém panela, rechaud, queimador, prato, separador de garfo e 6 garfinhos.

3. Jogo de fondue 2X1

Feito de aço inox e cerâmica, esse jogo é 2X1, permitindo preparar a entrada com queijo e finalizar com chocolate.

4. Conjunto giratório com 7 peças

Uma excelente opção para servir os acompanhamentos do fondue na mesa.

5. Bandeja giratória de mármore

Pode ser usada para acomodar frutas, legumes, pãezinhos e outros acompanhamentos.

Sobre Mislene Lima Brandão Bastos  – É CCO da Multi Chef e líder de vendas de um grupo com nove empresas e mais de 100 funcionários. É contadora de formação e está no mercado desde 2008. Já atuou como auditora em uma grande multinacional no segmento, mas entrou para a área de vendas e não saiu mais. Também está à frente do marketing e das redes sociais das empresas, sendo uma delas a Multi Chef, marca com a qual se identifica bastante, pois é amante da cozinha!

Sobre Lidiane Lima Brandão Bastos – CEO da Multi Chef e de um grupo de empresas que atuam em ramos diversificados e que englobam mais de 100 colaboradores. É mãe e empresária atuante no mercado desde 2004. Formada em administração de empresas, sua aposta mais recente é a Multi Chef, marca que une amantes da cozinha e produtos voltados para essa paixão, com preços competitivos e de qualidade.

Sobre a Multi Chef

Criada com o objetivo de facilitar a vida tanto dos chefs de cozinha profissionais quanto amadores, a Multi Chef conta com todos os utensílios necessários para explorar os prazeres da gastronomia. A mudança no estilo de vida das famílias, com as suas casas ou condomínios sempre com espaço gourmet, despertou em muitas pessoas o espírito de chef. Então, o grupo abriu a primeira Multi Chef, para suprir essa necessidade. A empresa tem uma infinidade de itens para culinária, entres eles: talheres, panelas, forma de silicone, eletrodomésticos, itens de confeitaria e outros. Um dos diferenciais é fornecer também embalagens descartáveis para delivery, pois o Grupo já tem 30 anos de tradição neste tipo de produto. Para mais informações, acesse @multi.chef pelo instagram ou pelo site https://www.multichef.com.br

Continue lendo

Gastronomia

Tenha uma autêntica experiência gastronômica italiana sem sair de casa

Publicado

em

Chef Carina Popolare traz o sabor da culinária mediterrânea com massas e molhos pré-prontos,  deliciosos e práticos de preparar

A gastronomia italiana é conhecida mundialmente por sua riqueza de sabores e tradições. E em Goiânia, os amantes da culinária italiana têm um lugar especial para apreciar massas e molhos típicos do país mediterrâneo: a Popolare Massas e Empório. Sob o comando da talentosa chef de cozinha Carina Popolare, o local oferece uma experiência gastronômica única para ser apreciada no conforto do lar com massas e molhos pré-prontos.  

Carina Popolare traz consigo uma bagagem recheada de receitas que aprendeu com sua mãe e tias que eram imigrantes italianas. Para garantir a tradição familiar, coloca todo o seu amor e dedicação em cada prato preparado. “Minhas receitas remetem ao que hoje se chama de cozinha afetiva, e busca oferecer a mesma sensação de aconchego e sabor que a comida da minha mãe me proporcionava”, diz Carina Popolare.

Com cerca de *20 opções* de massas disponíveis, como ravioli, papardelle, capeletti, cannelloni, sfogliati e, é claro, a lasanha – um dos preferidos da clientela -, a chef recria os pratos com autenticidade e entrega no formato congelado, para que seus clientes tenham a oportunidade da finalização em casa. Carina explica que isso enriquece a experiência, já que alia a praticidade do prato pré-pronto, com a chance de dar um toque pessoal, como acrescentar uma erva, um azeite, mais sal ou pimenta, por exemplo. 

Os pratos podem ser facilmente preparados no forno, micro-ondas ou fogão, tornando-se uma opção rápida e deliciosa para o dia a dia. “Com as opções de molhos, como sugo, bolonhesa, quatro queijos, funghi e molho branco, é possível criar uma variedade de combinações e sabores, proporcionando uma experiência gastronômica ainda mais completa”, orienta Carina. 

Além das massas frescas e molhos caseiros, o Popolare Massas e Empório também oferece uma seleção de ingredientes em conserva e queijos, trazendo uma gama de produtos italianos para os amantes da culinária do país, além de sobremesas típicas da região do mediterrâneo.

Para receber a clientela, Carina investiu em uma atmosfera italiana no seu empório que dispõe também de uma limitada oferta de vinhos e pães para completar a verdadeira ceia italiana. “Mesmo que as pessoas passem por aqui por um curto tempo, o de escolher e levar, eu quero que elas sintam o que a Itália oferece”, explica Carina, ao lembrar que a casa faz entregas em Goiânia e cidades da região metropolitana. 

Crédito: Luciano Ohya

Continue lendo

Gastronomia

Dia do Chocolate: veja algumas maneiras aproveitar o dia do chocolate

Publicado

em

O Brasil é um dos principais exportadores de cacau, fruta que dá origem ao chocolate que é uma das sobremesas mais apreciadas do mundo.

Confira as dicas para quem quer comemorar o dia do chocolate em grande estilo;

O dia 7 de julho é uma data muito especial para os amantes do chocolate e ficou conhecida como o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais populares, acessíveis e adorados do mundo. No Brasil, além de sermos um dos maiores consumidores do chocolate, também estamos entre os maiores exportadores do cacau, fruta que dá origem ao produto. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Secex, as exportações de cacau totalizaram US$ 228 milhões.

A indústria do chocolate também se desenvolveu positivamente e nos primeiros três meses deste ano cresceu 9,8%, aumento acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Entre janeiro e março de 2023, foram produzidas 219 mil toneladas de chocolate no Brasil, sendo 17,5 mil toneladas exportadas.

Ao leite, amargo, com amendoim, crocante, no bolo, no sorvete, na pizza, o brasileiro consome o produto de inúmeras. A pesquisa realizada pela OpinionBox, em fevereiro de 2023, mostrou quais são as principais maneiras que a população aprecia o doce, sendo que: 47% afirmaram preferir como sobremesa, depois de refeições, 41% come quando dá uma vontade específica de chocolate e 33% dos entrevistados consomem a qualquer hora do dia/em qualquer ocasião.
Por isso, pensando em como você pode aproveitar o dia do chocolate para se deliciar, separamos 5 dicas deliciosas para você não deixar a data passar em branco. Confira!

Na sobremesa:
As sobremesas de chocolate são verdadeiras tentações para os amantes do doce. Com sua textura cremosa, sabor intenso e irresistível, o chocolate é um ingrediente versátil que pode transformar qualquer sobremesa em uma experiência deliciosa. A Maria Merengue, uma doceria que se inspira nas pâtisseries clássicas de Paris, traz uma seleção imperdível de sobremesas clássicas e autorais para os amantes de doces. E, é claro, não poderiam faltar as sobremesas que têm o chocolate como ingrediente principal. A chef Aline Prudente, responsável pela criação dos sabores únicos da Maria Merengue, desenvolveu uma sobremesa incrível chamada Museu do Louvre. Esse fantástico brownie chocolatudo, é recheado com o mais delicioso doce de leite argentino, acompanhado de um toque de amêndoas laminadas, e tudo isso é envolvido em uma irresistível calda quente de chocolate. Para finalizar essa obra-prima, é servido um magnífico gelato de creme, que complementa perfeitamente os sabores e texturas dessa sobremesa inesquecível.

No Bolo:
Bolos de chocolate são tradicionais em casas brasileiras e um dos mais comprados por ser sempre o queridinho em diferentes épocas do ano. Na Fábrica de Bolos Vó Alzira, uma das maiores redes de franquias de bolos caseiros de alta qualidade e a preços acessíveis tem mais de 15 opções de bolos com chocolate, desde os tradicionais até a linha premium com recheio de ovomaltine e nutella e outros. Para sabores de frutas, caso o cliente queira, é possível pedir para adicionar cobertura da forma que precisar.

No sorvete:
O sorvete de chocolate é um dos mais pedidos no Brasil. No pote, de massa com pedaços de chocolate, ou em formato de picolé, o produto é sempre um dos preferidos do consumidor e tem destaque nos portfólios das sorveterias pelo país. Na Oggi Sorvetes, maior rede de franquias de sorvetes do Brasil e pioneira no formato lojas de fábrica, são mais de 12 tipos diferentes de produtos que trazem o chocolate no seu preparo. No pote, com as Linhas Seleções e Duetto, nos sabores da Linha Especial, com o Sensa Bombom e o Giratto, com cones que trazem chocolate na casquinha. A marca também oferece os picolés que podem ser encontrados nos sabores chocolate ou cookies (pedacinhos de biscoito de chocolate), brigadeiro e bombom. Além dos picolés da linha Sorvete no Palito, que são banhados no chocolate e o sabor chocolate da Linha Zero, sem adição de açúcar.

Na pizza:

A pizza de chocolate é uma deliciosa e ousada criação que combina o sabor irresistível do chocolate com a textura macia e crocante da massa de pizza. O contraste entre o doce do chocolate derretido e o leve toque salgado da massa faz dessa pizza uma verdadeira experiência sensorial. A Super Pizza Pan oferece aos seus clientes uma experiência única ao proporcionar pizzas assinadas por chefs renomados, entre as opções mais atrativas está a pizza de Nutella, elaborada pelo renomado chef Edu Guedes.

Continue lendo

Gastronomia

Dia do Chocolate: veja algumas maneiras aproveitar o dia do chocolate

Publicado

em

O Brasil é um dos principais exportadores de cacau, fruta que dá origem ao chocolate que é uma das sobremesas mais apreciadas do mundo.

Confira as dicas para quem quer comemorar o dia do chocolate em grande estilo;

O dia 7 de julho é uma data muito especial para os amantes do chocolate e ficou conhecida como o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais populares, acessíveis e adorados do mundo. No Brasil, além de sermos um dos maiores consumidores do chocolate, também estamos entre os maiores exportadores do cacau, fruta que dá origem ao produto. Para se ter uma ideia, somente no primeiro semestre de 2023, de acordo com a Secex, as exportações de cacau totalizaram US$ 228 milhões.

A indústria do chocolate também se desenvolveu positivamente e nos primeiros três meses deste ano cresceu 9,8%, aumento acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país, em comparação com o mesmo período de 2022, segundo estudo encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Entre janeiro e março de 2023, foram produzidas 219 mil toneladas de chocolate no Brasil, sendo 17,5 mil toneladas exportadas.

Ao leite, amargo, com amendoim, crocante, no bolo, no sorvete, na pizza, o brasileiro consome o produto de inúmeras. A pesquisa realizada pela OpinionBox, em fevereiro de 2023, mostrou quais são as principais maneiras que a população aprecia o doce, sendo que: 47% afirmaram preferir como sobremesa, depois de refeições, 41% come quando dá uma vontade específica de chocolate e 33% dos entrevistados consomem a qualquer hora do dia/em qualquer ocasião.
Por isso, pensando em como você pode aproveitar o dia do chocolate para se deliciar, separamos 5 dicas deliciosas para você não deixar a data passar em branco. Confira!

Na sobremesa:
As sobremesas de chocolate são verdadeiras tentações para os amantes do doce. Com sua textura cremosa, sabor intenso e irresistível, o chocolate é um ingrediente versátil que pode transformar qualquer sobremesa em uma experiência deliciosa. A Maria Merengue, uma doceria que se inspira nas pâtisseries clássicas de Paris, traz uma seleção imperdível de sobremesas clássicas e autorais para os amantes de doces. E, é claro, não poderiam faltar as sobremesas que têm o chocolate como ingrediente principal. A chef Aline Prudente, responsável pela criação dos sabores únicos da Maria Merengue, desenvolveu uma sobremesa incrível chamada Museu do Louvre. Esse fantástico brownie chocolatudo, é recheado com o mais delicioso doce de leite argentino, acompanhado de um toque de amêndoas laminadas, e tudo isso é envolvido em uma irresistível calda quente de chocolate. Para finalizar essa obra-prima, é servido um magnífico gelato de creme, que complementa perfeitamente os sabores e texturas dessa sobremesa inesquecível.

No Bolo:
Bolos de chocolate são tradicionais em casas brasileiras e um dos mais comprados por ser sempre o queridinho em diferentes épocas do ano. Na Fábrica de Bolos Vó Alzira, uma das maiores redes de franquias de bolos caseiros de alta qualidade e a preços acessíveis tem mais de 15 opções de bolos com chocolate, desde os tradicionais até a linha premium com recheio de ovomaltine e nutella e outros. Para sabores de frutas, caso o cliente queira, é possível pedir para adicionar cobertura da forma que precisar.

No sorvete:
O sorvete de chocolate é um dos mais pedidos no Brasil. No pote, de massa com pedaços de chocolate, ou em formato de picolé, o produto é sempre um dos preferidos do consumidor e tem destaque nos portfólios das sorveterias pelo país. Na Oggi Sorvetes, maior rede de franquias de sorvetes do Brasil e pioneira no formato lojas de fábrica, são mais de 12 tipos diferentes de produtos que trazem o chocolate no seu preparo. No pote, com as Linhas Seleções e Duetto, nos sabores da Linha Especial, com o Sensa Bombom e o Giratto, com cones que trazem chocolate na casquinha. A marca também oferece os picolés que podem ser encontrados nos sabores chocolate ou cookies (pedacinhos de biscoito de chocolate), brigadeiro e bombom. Além dos picolés da linha Sorvete no Palito, que são banhados no chocolate e o sabor chocolate da Linha Zero, sem adição de açúcar.

Na pizza:


A pizza de chocolate é uma deliciosa e ousada criação que combina o sabor irresistível do chocolate com a textura macia e crocante da massa de pizza. O contraste entre o doce do chocolate derretido e o leve toque salgado da massa faz dessa pizza uma verdadeira experiência sensorial. A Super Pizza Pan oferece aos seus clientes uma experiência única ao proporcionar pizzas assinadas por chefs renomados, entre as opções mais atrativas está a pizza de Nutella, elaborada pelo renomado chef Edu Guedes.

Continue lendo

Gastronomia

Novos hábitos impulsionam mercado de comida pré-pronta

Publicado

em

Empório em Goiânia entrega pratos congelados típicos italianos feitos de forma artesanal e agrada público em busca de comodidade e qualidade nas refeições

O consumo de alimentos congelados ou pré-prontos tem se tornado cada vez mais comum entre as pessoas, principalmente aquelas que buscam praticidade e qualidade na alimentação. Pesquisa realizada pelo Sebrae em 2020, mostrou sob um contexto histórico, que a partir da década de 1980, os alimentos congelados passaram a ocupar um espaço importante no cardápio dos brasileiros, principalmente das classes média e alta.

Não por acaso, atualmente, o Brasil é o país com o maior número de consumidores de alimentos congelados da América Latina, sendo que cerca de 61% deles preferem a praticidade das refeições prontas de acordo com outra pesquisa, a FRIOMILIA, 2020.

A empresária e chef de cozinha Carina Popolare entende bem dessa demanda. À frente da Popolare Massas e Empório, ela entrega um cardápio de comida italiana com massas e molhos congelados prontos para ir ao forno, fogão ou microondas. “Alio as receitas de família que aprendi com minha mãe em pratos práticos, de fácil preparo e que ainda podem receber um toque final de cada um”, explica.

Carina diz que sua clientela é formada principalmente por pessoas com mais de 40 anos, normalmente mulheres casadas e com filhos crianças, de até 12 anos.  O que reflete as tendências apontadas na pesquisa “Produtos Congelados e Prontos para o consumo: uma nova tendência alimentar”, e publicados pela Embrapa em um compilado de dados, em 2021. O levantamento conta que o aumento no consumo de congelados se dá, muito fortemente, como resultado da participação das mulheres no mercado de trabalho, que cresceu exponencialmente nos últimos 30 anos e impôs novas rotinas nos lares.

Isso porque as vantagens de se consumir alimentos congelados ou pré-prontos são diversas.  Carina elenca algumas e coloca no topo do pódio, facilidade no preparo, já que a comida vem pronta para ser aquecida ou com instruções simples de como prepará-la. “Além disso, hoje é possível encontrar alimentos de qualidade, não industrializados e feitos de forma artesanal. Isso garante que a comida esteja fresca e saborosa, mesmo após o congelamento”, ressalta.

Outra vantagem é que esses alimentos podem ser guardados por longos períodos e preparados diariamente, o que facilita a rotina de quem não tem tempo para cozinhar todos os dias.  “Na popolare, por exemplo, temos opções sem carne, massas saudáveis e equilibradas, com ingredientes selecionados e sem conservantes artificiais”, destaca ao lembrar que o cliente se fideliza ao encontrar essas características.

A análise da Embrapa mostra que a tendência “Confiabilidade e Qualidade” é um forte pilar de orientação ou de determinação das escolhas daqueles consumidores que são fiéis a marcas, a empresas e a tipos de produtos. Este grupo, por exemplo, não se importa em pagar mais por produtos nos quais percebe qualidade superior e por marcas em que confia.

Em resumo, a praticidade e a qualidade dos alimentos congelados ou pré-prontos têm conquistado cada vez mais consumidores, especialmente aqueles que têm uma rotina agitada e buscam alternativas para facilitar o dia a dia. No entanto, é importante ter cuidado ao escolher esses alimentos e manter uma alimentação equilibrada e saudável.

Na Popolare são comercializadas cerca de 20 opções de massas, como ravioli, papardelle, capeletti, cannelloni, sfogliati e claro a lasanha, um dos preferidos da clientela. Para acompanhar, cinco opções de molhos como sugo, bolonhesa, quatro queijos e funghi  molho branco.

Foto: Luciano Ohya

Continue lendo

Gastronomia

Faça uma refeição irresistível no Dia das Mães gastando pouco

Publicado

em

Massas italianas artesanais pré-prontas são opção certeira para celebrar a data

Uma pesquisa realizada pela Score Retail, empresa de data retail da B&Partners, em parceria com a Hibou, apontou que 68% dos consumidores pretendem ficar em casa para uma celebração intimista no Dia das Mães. O comportamento vai ao encontro das expectativas da chef de cozinha e empresária, Carina Popolare. 

Com um menu típico italiano, ela conta que aumentou em 20% a produção de seus pratos pré-prontos, que atendem aqueles que prezam por uma refeição de qualidade e prática. Um dos carros chefes da casa, a lasanha, está em segundo lugar na mesma pesquisa como preferência dos brasileiros, atrás apenas do churrasco. “A culinária italiana é muito especial no cardápio do brasileiro. Essa é uma descendência forte e as massas dão aquele calor no coração, pois tem gosto de aconchego do lar”, ressalta Carina. 

Filha de italianos, Carina Popolare comanda a Popolare Massas e Empório, empresa com histórico familiar de 30 anos, que uniu a produção artesanal de massas e molhos, com a comodidade do empório. “Tenho ótimas expectativas para a data porque cozinhar é um ato de amor. As mães fazem isso por nós e esse dia é um momento de devolver esse carinho”. 

Na Popolare são produzidas cerca de 20 opções de massas, como ravioli, papardelle, rondelli, cappelletti, canneloni, sfogliatti e claro a lasanha, um dos preferidos da clientela. Para acompanhar, seis opções de molhos funghi e gorgonzola, molho branco, sugo, bolonhesa e 4 queijos e molho Pesto. 

Os produtos são vendidos congelados e tem preparo muito prático, levando ao fogão, forno ou micro-ondas. “São alimentos de muita qualidade e sabor que são muito fáceis de preparar já que é só levar ao forno ou fogão, as mamães vão adorar”, garante a chefe que participa pessoalmente do processo produtivo.  

A pesquisa mostrou que as pessoas estão mais intencionadas a gastar menos também.  Os  entrevistados disseram que, englobando tudo o que será feito para si mesmo e para a família, o devem chegar ao máximo de R$250, mostrando um ticket médio baixo considerando compra de alimentos, bebidas e presentes para a família. “Com certeza uma refeição em casa vai ficar abaixo disso. Os congelados Popolare, por exemplo, permite se manter no orçamento tranquilamente”. 

Outra comodidade oferecida por Carina é a montagem do prato no recipiente do cliente. “Basta que ele leve o refratário que eu faço com todo cuidado e carinho para que ele apenas leve ao forno em casa. Vai ficar bonito saboroso”. Ela ressalta que é uma alternativa para cozinhar e também para aqueles que não tem muita habilidade.  

Além da praticidade, os pratos pré-prontos também oferecem uma variedade de sabores e opções para agradar diversos paladares, com recheios de carne, camarão e queijos, por exemplo. “O importante mesmo, é demonstrar amor e carinho por nossas mães e celebrar essa data especial em um momento gostoso em família”.

Crédito da foto da Carina: Weslei Costa 

Popolare Massas e Empório

Rua 88, nº 402, Setor Sul. 

Funcionamento: 

Segunda-feira à sexta-feira: das 9h às 19h; 

Sábado: das 9h às 15h

@popolaremassaseemporio 

Fone:  (62) 3944-6633

Especialidade: 

Massa Artesanal Italiana pronta para assar ou cozinhar em casa

Continue lendo

Gastronomia

Fábrica de Bolos Vó Alzira lança bolo para mês das mães

Publicado

em

Durante maio de 2023, unidades da rede vão comercializar o bolo de frutas vermelhas, que já é sucesso com massa de chocolate, também na versão de massa de leite

Durante todo o mês de maio, a Fábrica de Bolo Vó Alzira, rede de franquias especializada na venda de bolos caseiros vai oferecer seu famoso bolo de frutas vermelhas também na versão com massa de leite. Com isso, o bolo, que já é um sucesso com massa de chocolate, ganha uma segunda opção para os clientes presentearem suas mães. A novidade estará disponível nas mais de 280 unidades da rede em todo o Brasil, com preço aproximado de R$99,90

“O processo para se fazer um bolo já é algo que remete diretamente às nossas mães, por conta de todo o cuidado que é preciso ter desde a escolha dos ingredientes até o preparo final. Por isso, resolvemos homenageá-las esse mês criando uma versão do nosso famoso bolo de frutas vermelhas, mas agora com massa de leite”, revela Beatriz Couto, diretora executiva da marca.

A nova opção no cardápio será o carro-chefe da campanha “Nada é mais doce do que amor de mãe”, promovida pela rede para festejar a data comemorativa, que em 2023 será em 14 de maio. A iniciativa cria uma espécie de competição entre as duas opções de bolo, estimulando o consumidor a se engajar no “time massa de leite” ou no “time massa de chocolate”, de acordo com sua preferência.

“Criamos essa brincadeira para aguçar a curiosidade e despertar o desejo nas pessoas. A ideia é que elas provem as duas opções para decidir qual delas é a melhor para homenagear sua mãe. E em caso de dúvida, sempre é possível presentear com ambas as versões, de chocolate e de leite”, completa.

Continue lendo

Gastronomia

1900 Pizzeria comemora 40 anos com grande festival de rua que une gastronomia e arte no bairro de Vila Mariana

Publicado

em

Em 2023, a 1900 Pizzeria completa 40 anos de uma trajetória que une gastronomia italiana com apreciação e incentivo à arte em São Paulo. E como comemoração das suas 4 décadas presente na cidade de São Paulo, a Millenovecento convida o público a festejar no dia 1º de maio, com diversas atrações artísticas e o que tem de mais especial na marca, suas pizzas que dão água na boca.

Com entrada franca, a 1900 Pizzeria irá realizar uma super festa comemorativa de aniversário. O evento acontecerá na Rua Estado de Israel, entre os quarteirões da Marselhesa e Botucatu, no bairro da Vila Mariana, que é justamente a localização da primeira unidade da rede 1900, que foi fundada em 1983. Para que o festival seja realizado, será fechada a rua em frente à unidade.

A grande festa acontecerá das 10h às 18h e contará com atrações especiais de músicos de diversos estilos musicais, apresentadas pelo ator Dan Stulbach. Ao longo do dia, acontecerão atividades para crianças, peças teatrais para toda família, além disso, terá a presença de expositores de design e reconhecidos restaurantes de São Paulo. Entre as atrações confirmadas para a festa, estão o DJ Luisão, a banda de fusão de diferentes gêneros musicais Santa Jam Vó Alberta, a cantora Paula Lima, a banda Baile Démodé e a Orchestra L’Estro Armonico que já se apresentou inúmeras vezes na 1900. Foi com a Orquestra que o fundador da empresa, Giovanni Momo começou a realizar as noites de concerto, já que o músico era uma das violas da orquestra. Na exibição, a orquestra apresentará a peça de Prokofiev (Pedro e o Lobo) com narração da neta de Giovanni, Rebecca Momo (como Palhaça Petúnia).

Sem esquecer delas, as pizzas da Millenovecento serão as protagonistas da festa, contando com as versões clássicas, a romana in pala e a pala ripiena, vendidas em fatias. Além disso, o evento também contará com cerveja com rótulo comemorativo da 1900 produzida pela Cervejaria Tarantino.

O pizzaiolo da Millenovecento, Erik Momo, convida a todos que puderem comparecer ao evento de aniversário, declarando que todos são muito bem-vindos para celebrar o aniversário com muita diversão e arte. Erik também relembra que, como vem ocorrendo desde o início do ano, como por exemplo, o lançamento do selo de 40 anos e a programação musical especial no mês das mulheres, a 1900 Pizzeria fará outros diversos atos em comemoração ao aniversário de 40 anos de sua fundação, como o Vale-Pizza, que serão vendidos com preços especiais no dia 1º de maio de forma online e que poderão ser utilizados dos dias 02 a 31 de maio, nas unidades físicas da 1900 ou delivery.

As atrações da festa de aniversário da 1900 Pizzeria serão divulgadas nas redes sociais da pizzaria (@1900pizzeria) e demais informações como regulamento da promoção, podem ser consultadas no site https://1900quarentou.com.br.

Acompanhe 1900 Pizzeria nas redes sociais:
https://instagram.com/1900pizzeria
https://youtube.com/@1900Pizzeria
https://www.facebook.com/1900pizzeria
https://instagram.com/erikmomooficial
http://1900.com.br

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa

TAGS: 1900 Pizzeria, 40 anos de Tradição, Millenovecento, Festa de Comemoração

Continue lendo

Gastronomia

D’Heaven lança novos pratos no menu

Publicado

em

Chef Heaven Delhaye apresenta Polvo, Magret de Canard e Risoto Nero di Seppia entre as delícias do cardápio

A chef Heaven Delhaye é conhecida por sempre inovar em seu cardápio. Seus restaurantes são sempre concorridos e o D´Heaven, que faz parte do Grupo BFW e fica no VillageMall, é um dos mais disputados e destino para clientes que amam gastronomia de alto padrão, ambiente sofisticado e um cardápio de dar água na boca.

Entre as novidades da casa, o Polvo, Arroz Negro, Abóbora e Coco vem chamando a atenção do público ao apresentar polvo perfeitamente grelhado e servido sobre arroz negro, purê de abóbora japonesa com leite de coco, tuille de tinta de lula, supremes de cítricos, textura de azeitonas e espuma do mar, por R$ 135.

Outro prato recém-chegado foi o Magret de Canard ao ponto rosé com goiabada picante Maison, tuille de batata-doce roxa, salada de erva-doce e cítricos. Acompanha couscous marroquino, damascos e amêndoas douradas, por R$123.

Para completar, o Risotto Nero di Seppia com Peixe e Frutos do Mar, receita que já faz sucesso na casa, ganhou uma nova versão com ingredientes da temporada, feito com camarão VM, pirarucu e polvo grelhado, pickles de mini cebola feitos na casa, gel de tucupi, espuma do mar e brotos orgânicos, por R$135.

O D´Heaven fica no Shopping VillageMall, Piso L3 – Av. das Américas, 3.900. Mais informações: https://www.instagram.com/dheavenoficial/ 

Foto: Vitor Faria

Continue lendo

Entretenimento

Pestana Rio Atlântica terá feijoada carnavalesca

Publicado

em

O primeiro sábado do mês será celebrado em ritmo de folia no Pestana Rio Atlântica, localizado na orla de Copacabana. No dia 04 de fevereiro, o hotel vai receber a feijoada carnavalesca com grandes atrações, como a bateria do Império Serrano e sua corte: rainha da escola Quitéria Chagas, rainha da bateria Darlin Ferrattry e princesa Wenny Isa. Para completar o Grupo de samba e pagode “O time é esse”.

Na área de gastronomia, o evento que conta com patrocínio do Arroz Prato Fino e Chinezinho, oferecerá um buffet completo de feijoada com variedade de carnes servidas separadamente, além de saladas, petiscos, pratos quentes e sobremesas.

Entre as opções de saladas, tem caesar, pepino, alface, rúcula e manga e maionese de legumes.

Na feijoada feijão preto, lombo de porco, carne de sol, linguiça calabresa, linguiça paio, orelha de porco, pé de porco, costela de porco, língua de boi e rabo de porco.

Já nas guarnições, o buffet conta com arroz branco, espaguete alho e óleo, banana frita, mandioca frita, legumes, farofa e couve na manteiga.

Para petiscar bolinho de feijoada, torresmo, frango acebolado, linguiça toscana acebolada, bisteca suína grelhada e o famoso caldinho de feijão.

Destaque para a estação de acarajé e a versão da feijoada vegana feita com legumes.

Na ala das sobremesas pudim de leite, quindim, torta de abacaxi, mousse de chocolate, mousse de maracujá, pudim do abade, creme de paçoca e frutas da estação.

O evento também terá open bar com água, suco, refrigerante, cerveja, caipirinha e caipivodka.

O convite custa R$250,00 por pessoa e pode ser adquirido na recepção do hotel ou através do WhatsApp (21) 99230-8881.

SERVIÇO:

Data: 04 de fevereiro de 2023

Horário: das 12h às 17h

Local: Pestana Rio Atlântica – Avenida Atlântica, 2964 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Valor: R$250,00 por pessoa

Informações e Vendas: WhatsApp: (+55 21) 99230-8881 | 3816-8533

Instagram: @pestanarioatlantica

Política de Crianças:

Crianças até 6 anos não pagam

Crianças de 07 a 12 anos pagam 50% do valor integral

 

Sobre o Pestana Hotel Group: Com um percurso de mais de mais quatro décadas de sucesso, o Grupo tem e gere mais de 100 hotéis em Portugal e no estrangeiro, onde se dedica a proporcionar a 3,5 milhões de hóspedes por ano ‘The Time of Your Life’. Na hotelaria, o seu principal negócio, opera com quatro marcas: Pestana Hotels & Resorts, Pestana Collection Hotels, Pestana Pousadas de Portugal e Pestana CR7 Lifestyle Hotels. Presente em 16 países, tem mais de 12.000 quartos disponíveis na Europa, África e América e uma equipa global de sete mil colaboradores, sendo o maior grupo hoteleiro multinacional de origem portuguesa. Com o objetivo de oferecer produtos completos e mais atrativos, o Grupo opera ainda em outas áreas de negócio: hotelaria, imobiliário turístico, turismo vacacional, golfe, casinos, indústria e serviços.  

O Pestana Hotel Group integra o programa Pestana Sustainability Program: Planet Guest – “Somos apenas hóspedes do Planeta” – que incorpora todas as iniciativas que promovem a sustentabilidade. O Planet Guest transmite a posição do Grupo e dos seus colaboradores no que diz respeito à sustentabilidade do Planeta em que vivemos e o foco do PHG na extrema preocupação perante as gerações futuras. Tem como objetivo criar valor no longo prazo para a empresa, desenvolvendo a sua atividade com respeito pelo meio ambiente, comunidades locais, colaboradores, clientes e todos os stakeholders relevantes no exercício da sua atividade.

Entre no universo Pestana e saiba mais em www.pestana.com

Continue lendo

Celebridades

Empreendedorismo feminino: A trajetória de sucesso da escritora Isa Colli, da literatura nacional para o mundo

Publicado

em

O empreendedorismo feminino envolve muitas iniciativas feitas por mulheres nos negócios, mas a característica fundamental é a paixão, que combinada à expertise, leva ao caminho do sucesso. Esse é o caso da escritora e jornalista Isa Colli no mercado editorial.

Nascida em Presidente Kennedy, no Espírito Santo, a autora brasileira foi inserida no universo literário ainda criança, quando sua mãe utilizava da leitura criativa e de cartilhas para entreter e cuidar da filha.

Ela iniciou a escrita por meio de um diário dado por seu pai aos 12 anos, com textos particulares nutridos de sentimento e sensibilidade, que foram se transformando em poesias, poemas e romances. Aos 13 anos, escreveu seu primeiro livro “A Árvore Dourada”, que fala sobre a preservação da natureza e os seres que vivem e se nutrem dela.

Mesmo com aptidão e paixão pela leitura, a autora se formou em moda, para depois cursar jornalismo. Em 2001, ingressou na antiga TVE, atual TV Brasil, onde pôde crescer, estudar e aprimorar suas habilidades com a escrita. Em 2011, teve seu primeiro livro lançado, o romance “Um amor, um verão e o milagre da vida”, reeditado com o nome “O Recomeço”, que abriu portas para novos estilos de escrita, levando-a inclusive a ser convidada, em 2013, a escrever livros com a temática infantojuvenil. Nos anos seguintes, após descobrir um câncer e uma doença degenerativa, se dedicou totalmente à escrita e à literatura. Voltou a publicar livros em 2016 e 2017, mas nunca parou de produzir.

Em 2018, a escritora e jornalista criou sua própria editora para gerenciar e ter autonomia na carreira, além de criar oportunidades para outros escritores. Imortal da Academia Internacional de literatura Brasileira (AILB), divide o seu tempo entre os dois países em que vive atualmente: Bélgica e Brasil.  Sempre que possível, Isa vem ao Brasil para uma maratona literária nas escolas e para participar de eventos. Em 2019, foi palestrante no Seminário de Narrativas Visuais de Vitória (ES) e no Encontro Nacional de Conselhos de Alimentação Escolar, em Guarulhos (SP).

Nem mesmo a pandemia diminuiu o fôlego de Isa: em 2020 participou da Bienal Virtual de São Paulo e outros eventos literários online. Em 2021, levou a Colli Books para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, onde a autora já havia marcado presença em 2017 e 2019. Este ano, a escritora participou do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) e a Bienal Rubem Braga.

Além das feiras nacionais, Isa contabiliza importantes eventos internacionais em Bolonha, Bruxelas, Lisboa e Frankfurt. A autora tem em sua biografia 27 títulos infantojuvenis, incluindo seu primeiro livro escrito aos 13 anos; um romance e um livro de poesia. Por sua contribuição à literatura e à educação, recebeu moções Congratulatórias nas Câmaras de Vereadores de Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Presidente Kennedy (ES). Outra homenagem foi a Medalha 55, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, uma comenda muito especial de reconhecimento ao seu trabalho.

 

Conquista do mercado editorial

 

Os livros de Isa estão disponíveis em plataformas digitais como Amazon, Estante Virtual, Americanas, Shopping Time, Submarino e FNAC de diversos países. É também possível encontrar seu catálogo virtual em seu site pessoal e no da editora Colli Books.

Continue lendo

Celebridades

Agora você encontra a Rede Brasil no aplicativo grátis

Publicado

em

Ao longo desses 15 anos de Rede Brasil de Televisão, o Presidente Dr. Marcos Tolentino vem sempre empreendendo e buscando novas formas de progredir, consolidando a Rede Brasil de Televisão como uma das cincos maiores redes de televisão do país.

O objetivo é oferecer a melhor qualidade de programação para toda a família, tanto nas produções próprias realizadas com todo o cuidado técnico e artístico, como nas séries, desenhos e filmes clássicos que fizeram a história na TV mundial e que são um grande sucesso em sua grade de programação.

Agora os programas favoritos da emissora estão disponíveis na hora e local que desejar assistir através do novo aplicativo grátis: RB PLAY.

Atrações ao vivo e também armazenadas estarão disponíveis para ver e rever quantas vezes quiser. E com uma grande novidade! Quanto mais a pessoa assiste, mais pontos ganha, que podem ser trocados por vouchers e descontos em diversas lojas.

Para acessar é simples e fácil, basta baixar RB PLAY na loja de aplicativos que está disponível na App Store e Play Store. Todos os detalhes você também encontra na íntegra no site da emissora www.rbtv.com.br/rbplay .

“Segundo a diretoria da emissora, cada conquista e melhoria é um ganho muito grande para a TV. Trazer o retrô as famílias e aflorar o passado positivamente na vida dos telespectadores é nosso maior objetivo, e com o aplicativo ficou ainda mais fácil”.

Continue lendo

Celebridades

Sara Cunha será a estrela do desfile revolucionário do Albner Lus na SPFW

Publicado

em

Idealizado pelo estilista Albner Lus, o desfile teve a top model como inspiração para a criação da coleção pela primeira na história do desfile

 

Apontada como a maior modelo da nova geração, a mineira Sara Cunha foi escolhida para ser a inspiração em uma coleção idealizada pelo estilista Albner Lus, do São Paulo Fashion Week. Segundo o Albner, ter um novo rosto brasileiro como a Sara Cunha é revolucionário. “Faz anos que não surge alguém como ela. Ela é a revolução! Ela representa a cara do Brasil, a diversidade”. 

 

A Top Model também diz estar muito entusiasmada com a parceria: “Tô muito animada, ainda mais com esse desfile em específico do Albner, que é o maior estilista da atualidade. Ele abraça a ecologia, assim como eu. As expectativas são maravilhosas pro SPFW!”, completou a modelo.

 

A nova coleção apresentada pela marca Korshi 01 no São Paulo Fashion Week, ‘Koleção 06: Plataforma K01’, tem como inspiração a mão-de-obra que leva a sustentabilidade e a diversidade como os principais pilares de seus esforços de produção. De acordo com os idealizadores, o desfile será uma ‘homenagem à classe trabalhadora’. 

 

O estilista Albner Lus também revelou ter escolhido a Sara Cunha para ser a modelo principal da coleção por conta da representatividade que a jovem carrega.  “A Sara tem uma enorme versatilidade profissional. Ela permeia por diversos segmentos, incluindo o terceiro setor, uma vez que realiza diversos trabalhos sociais, fez com que ela fosse o rosto escolhido para representar esse trabalhador do futuro”, disse Lus. 

 

“As expectativas estão bem altas. Já estamos trabalhando há bastante tempo neste desfile, além de ser o retorno da Korshi 01 às passarelas desde a pandemia”, finalizou Albner Lus sobre o evento que acontecerá no dia 20 de novembro, às 10h, na Vila Itororó. 

 

Continue lendo

Gastronomia

A chef das estrelas: conheça Karlota Fonseca, a nordestina que faz a diferença nos Estados Unidos

Publicado

em

Karla Silveira Cavalcanti Fonseca, ou simplesmente Karlota Fonseca não ficou conhecida como “Chef das estrelas” à toa. Karlota, já tem feito expressivo sucesso e conquistado o paladar de todos aqueles que têm a oportunidade de saborear seus pratos. No entanto, a paraibana, nascida em Campina Grande, de 42 anos, compartilha também os desafios que teve que enfrentar pelo caminho para viver do seu sonho: a gastronomia.

Casada com Marcio Fonseca e mãe de três meninos, Eduardo (23), Gabriel (15) e Noah (3), Karlota, chegou aos Estados Unidos em agosto de 2017, com o sonho de estudar gastronomia na reconhecida e escola de culinária LE CORDON BLEU, que tinha uma unidade em Orlando. Começou estudando inglês, que segundo ela foi uma das suas maiores dificuldades ao mudar de país com sua família. “Sempre quis viver uma imersão em outra cultura e também proporcionar isso aos meus, mas por mais que essa mudança tenha sido planejada, ao chegar aqui me deparei com muitas dificuldades, as maiores foram a língua e a saudade dos que ficaram no Brasil”, revela.

Hoje ela é a queridinha das celebridades que passam pela terra do tio Sam. Impossível chegar em Orlando e não ser recepcionado por Karlota, que com suas especialidades da culinária brasileira vem ganhando cada dia mais o paladar dos americanos. A saudade de casa fez com que ela cada dia mais defendesse suas origens por meio da culinária e transformasse a “gastronomia afetiva” em seu lema.

O sucesso da Karlota foi tamanho que logo abriu horizontes para novos mercados juntamente com sócios investidores, e foi assim que surgiu o conceituado “Restaurante Eskina” em Orlando com menu elaborado e assinado por ela.

Ainda para 2022, novos lançamentos virão, como o espaço de eventos denominado Karlota’s Estate que será inaugurado na primeira quinzena de dezembro e será a maior casa de Eventos de Orlando contando que o espaço terá capacidade de realizar três eventos simultaneamente com vista privilegiada ao pôr do sol.

Exigente, Karlota sempre prezou por um serviço de excelência. No início de sua carreira aqui na América, trabalhou com auxílio do seu esposo e filho, hoje conta com uma equipe fixa de colaboradores comprometidos que se pode chamar de amigos mais chegados que irmãos, além dos prestadores de serviços.

Ao ser questionada sobre como surgiu esse título de chef das estrelas, ela disse que sua primeira experiência aqui na América, foi apresentar e servir um cardápio para um evento que o convidado principal foi o renomado Galvão Bueno, sendo um divisor de águas e a partir dali estava traçado o seu destino. Logo após esse jantar, a Karlota não parou mais e no mesmo mês sua agenda já estava lotada. Karlota foi responsável por grandes réveillons na cidade no mesmo mês, como o do ator e apresentador Luigi Barricelli.

Com um menu sofisticado e elaborado para os mais refinados paladares, podemos citar os pratos preferidos como: ilhas gastronômicas elaboradas com o mais alto padrão de qualidade, Queijo Brie com massa molhada, Terrine de Gorgonzola com peras carameladas, Burrata Caprese.

Karlota revela que uma das mais marcantes memórias que teve foi conhecer e atender Silvio Santos. “Eu tinha conhecido a Rebeca Abravanel, sua filha, em um almoço que tinha feito para os jogadores do Orlando city e depois disso ela se tornou uma cliente fiel. Uma vez compartilhei com ela o sonho de um dia servir seu pai e esse dia chegou, ela me convidou. Imagina estar frente a frente com o mais respeitado apresentador do Sistema Brasileiro de Televisão, foi uma realização de um sonho para mim”, se emociona.

Karlota afirma que essa história só está começando, e que tem ainda muitos sonhos. “Cada dia é uma oportunidade para construir seu legado.Será sempre um grande prazer servir, pois o diferencial do meu trabalho é fazer tudo com amor e excelência, e com isso tenho ganhado além de clientes, muitos amigos pessoais”, conta.

Continue lendo

Celebridades

Top Model Sara Cunha inicia a campanha ‘Natal dos Sonhos’ junto ao arcebispo de São Paulo, Dom Ódilo Pedro Scherer

Publicado

em

Apontada como a maior revelação dos últimos quinze anos e super envolvida em causas sociais desde que se entende por gente, a Top Model Sara Cunha deu o start a campanha ‘Natal dos Sonhos’ nesta segunda-feira (17), ao lado do arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, na Cúria Central de São Paulo.

 

Tendo como apoiadoras em edições passadas as modelos Ana Hickmann, Isabeli Fontana e Izabel Goulart, o evento ‘Natal dos Sonhos’ seleciona, anualmente, o rosto do momento para representar a causa. 

 

Considerada a maior modelo brasileira dos tempos atuais, Sara Cunha será a madrinha da ação, que comemora o seu 21° aniversário este ano. “É algo comum para mim, que sempre participei de ações do tipo. Não me escolheram do nada, sabe?  Sou envolvida em causas humanitárias desde que me entendo por gente”, explicou a modelo. 

 

Com o intuito de incentivar a solidariedade por meio da distribuição de brinquedos, o ‘Natal dos Sonhos’ beneficia mais de 500 mil crianças carentes todos os anos. As doações serão recebidas em todas as igrejas católicas do estado de São Paulo, até o dia 15 de dezembro. 

 

Recentemente, Sara Cunha vivenciou uma das experiências mais significativas da sua vida, ao visitar uma aldeia de indígenas, no deserto da Colômbia (Guajira), onde pôde aprender a cultura dos seus povos ancestrais, além de contribuir com doações para a comunidade local. A modelo também afirma que é motivada por questões relacionadas à ecologia, meio ambiente e família.

Continue lendo

Cultura

Dra. Lorena Rosique afirma que busca por cirurgia plástica tem aumentado após gestação

Publicado

em

Após a gravidez e o período de amamentação, as mulheres passam por mudanças físicas significativas. Alterações nas mamas, estrias, flacidez e acúmulo de gorduras em várias partes do corpo são algumas delas. E, muitas vezes, essas mudanças são difíceis de serem corrigidas apenas com dieta e exercícios físicos, levando muitas mulheres a estarem insatisfeitas consigo mesmo.

Diante da situação, a Dra. Lorena Rosique (CRM 15.293 / RQE 13.144), cirurgiã plástica, revela que muitas mães após o período da gestação estão recorrendo aos procedimentos cirúrgicos. “A Mommy Makeover é o nome que damos para as cirurgias plásticas indicadas para mulheres após a gestação. Envolve sempre uma combinação de procedimentos, sendo que as correções mais comuns ocorrem em mamas, abdômen, coxas, quadris e cintura.”

Segundo a cirurgiã, entre as cirurgias mamárias, o médico pode indicar o aumento das mamas com prótese, a mastopexia (elevação) com ou sem prótese e até mesmo a redução mamária. Para a correção do abdômen, são indicadas a abdominoplastia, a mini abdominoplastia e a lipoescultura, procedimentos que podem restaurar a aparência abdominal da mulher.

Já a questão do acúmulo de gorduras em quadris, coxas, cintura e outras partes do corpo pode ser solucionado com a lipoaspiração. “Existem várias técnicas disponíveis para a realização da cirurgia, cada uma com um benefício específico e que são indicadas de acordo com as características da pele da paciente”, revela a Dra. Lorena.

O que considerar antes do Mommy Makeover

Com um tempo de recuperação média de 3 semanas, a cirurgia deve ser considerada quando a paciente não considerar mais gravidezes, para não perder os resultados alcançados. Após a gravidez, recomenda-se a espera de ao menos seis meses após o término da amamentação para realizar o procedimento.

Contudo, a Dra. Lorena ressalta que, antes da paciente fazer a opção pela Mommy Makeover, é muito importante a marcação de uma consulta inicial. “É o momento de discutir as melhores opções de tratamento. Durante a consulta, a paciente deve apresentar todas as alterações estéticas desejadas e o médico deve indicar a combinação de procedimentos cirúrgicos mais adequada naquele momento. Embora seja considerada um “pacote” de procedimentos, cabe ao médico avaliar a paciente, tempo passado no bloco cirúrgico e demais riscos para entender o que realmente pode ser feito. Para a consulta médica profissional, diagnóstico, tratamento ou cuidado de pós-operatório, procure sempre o aconselhamento de um profissional médico capacitado e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)”, conclui.

Continue lendo

Celebridades

Conheça a trajetória do conceituado cerimonialista Urano Lopes

Publicado

em

Conhecido como ‘A voz de Goiás’, cerimonialista e locutor tem trajetória de vida emocionante

 

Nascido na cidade de Goiânia, estado de Goiás, Urano José Pereira Lopes, conhecido como Urano Lopes, é um dos maiores cerimonialistas brasileiros vivos, vindo de uma trajetória humilde, onde teve uma juventude complicada por questões financeiras e pessoais, contudo, sempre teve uma família que confiou em seu potencial, investindo fielmente nos estudos, contando em colher os frutos doces das raízes amargas entre as dificuldades. 

 

Na capital, por muitos anos Urano e sua mãe sobreviveram de amparos vindos de parentes e amigos próximos. Em entrevista, o locutor revelou que chegaram a ficar dois anos sem água e luz onde moravam. Sua mãe pendurava um ‘gancho com balde’ na frente de casa, para doações de alimentos feitas por conhecidos da igreja, enquanto a água era coletada em galões de bebedouro pelo pai, posteriormente dividida para todas as atividades do lar. Sem condições financeiras para transporte e alimentação, quando jovem, recebeu ajuda de amigos. “Quem tem amigo, tem tudo. A amizade sempre foi muito presente na minha vida. Família é tudo, mas os amigos foram essenciais”, disse emocionado. 

Em um dia qualquer, enquanto jogava videogame na casa de um colega, Urano Lopes brincou de narrar a partida do jogo, arrancando elogios das pessoas que o observavam. A partir daí, viu uma possibilidade de sustento financeiro ao ser indicado pelo conhecido para realizar um teste como locutor de porta de loja, sendo aprovado no processo seletivo e iniciando o novo trabalho. Mesmo sem experiência com vendas, o rapaz foi se destacando, adquirindo uma enorme bagagem de conhecimentos na área. 

 

Dentro desse tempo, Urano Lopes trabalhou em variados ramos da comunicação, como narrador em empresas de marketing, locutor de serviços de telefone, ações de rua em trios elétricos, cerimônias empresariais, entre outros eventos, sempre tendo facilidade de chamar a atenção do público e gerar uma conexão com as pessoas. Aos vinte anos de idade, enquanto atuava em uma carreata, conheceu um coordenador de campanha política que o convidou para realizar um evento político, onde Urano se descobriu e desenvolveu uma trajetória profissional, quebrando barreiras da timidez e nervosismo.

 

Aos dezessete anos de atuação profissional, doze anos são focados na área política. Como locutor político, Urano Lopes construiu um extenso percurso qualificado, sendo reconhecido por realizar as campanhas em toda a esfera do governo, a ponto de ser apelidado nacionalmente como ‘A voz de Goiás’. “Graças a Deus o reconhecimento chegou. Recebo ligações de vários políticos, principalmente do estado de Goiás. Sou conhecido desde candidato a deputado aos candidatos à Presidência”, disse o cerimonialista.

 

Com sua história de superação e persistência, Urano Lopes planeja alcançar outros níveis profissionais com seu talento para comunicação e o desejo de ajudar as pessoas. Em breve, o cerimonialista e apresentador estreará seu Programa de TV, sem mais informações divulgadas até o momento. 

Continue lendo

Cinema

São Paulo recebe em outubro o São Paulo Food Film Fest – Primeiro Festival de Cinema e Gastronomia – GRATUITO

Publicado

em

Filme: "A Festa de Babette". Foto: Divulgação.

*entre os dias 05 e 12 de outubro, o público poderá se emocionar e deliciar com mais de 40 filmes de 15 países

* evento traz debates e degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais

* oficinas para o público infantil que será convidado a colocar a mão na massa e a entender como funcionam animações em stop motion

 * na programação obras como “A Festa de Babette”, “Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete”, “Estômago”, “A Grande Ceia Quilombola”, entre outros

A partir do dia 06 de outubro acontecerá o primeiro SÃO PAULO FOOD FILM FEST, que marca o Mês da Alimentação. A celebração foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) com o objetivo de envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.  “Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, conta Daniela Guariba. “Um Festival para comer com os olhos e também alimentar a alma. Afinal, comida é cultura!”, completa André Henrique Graziano, idealizadores do evento.

Entre os dias 05 e 12 de outubro, o público poderá se emocionar e deliciar com mais de 40 filmes de 15 diferentes países, clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares.

Os filmes serão exibidos de forma híbrida e gratuita em São Paulo (Espaço Itaú Augusta – Anexo e Cinemateca Brasileira) ao longo da jornada, os espectadores terão a oportunidade de participar de ciclos de debates, além de degustações de pratos inesquecíveis do cinema após algumas das exibições presenciais. Já o público de casa poderá assistir os filmes através da plataforma oficial  https://www.belasartesalacarte.com.br.

Completam a programação do evento algumas oficinas para o público infantil que será convidado a colocar a mão na massa e a entender como funcionam animações em stop motion.

O Festival

O evento comemora os 35 anos do filme “A Festa de Babette”, baseado na obra de Isak Dinesen, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988. O clássico se passa numa remota aldeia Dinamarquesa, dominada por uma tradição puritana, onde duas irmãs solteiras recordam com nostalgia a sua juventude. A chegada de Babette de Paris, fugindo ao terror da repressão à Comuna de Paris , mudará as suas vidas. Acolhida como empregada, anos depois, Babette ganha uma fortuna numa loteria em Paris e tem a oportunidade de corresponder à bondade e calor humano com que foi recebida, organizando uma opulenta festa com os melhores pratos e vinhos da gastronomia francesa. Sem dúvida, a obra é de encher os olhos, salivar a boca e aquecer o coração.

Porém, não é só de Europa que este Festival está recheado. A curadoria vai além e traz desde títulos japoneses, como o inusitado “Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete”, de Jûzô Itami até o marroquino “Adam”, de Maryam Touzani. No primeiro, uma comédia japonesa cult, Tampopo é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do lámen – tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga, ela é orientada por Goro, um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto. Já o segundo, uma sensível trama que se desenrola no Marrocos, deixa emergir, além de uma atmosfera cheia de aromas de pães e doces maravilhosos, o drama das mulheres e o machismo estrutural da sociedade marroquina.

A programação ainda traz obras que falam da produção de alimentos e bebidas como “Os Cervejeiros da Vez” de Aaron Hosé,  “Brewmance: Amor pela Cerveja” de Christo Brock,  “Os Caçadores de Trufas” de Michael Dweck e  Gregory Kershaw, “O Nascimento do Saquê” de Erik Shirai, “Pão: O Milagre de Cada Dia” de Harald Friedl, entre outros.

Muitos filmes nacionais também foram selecionados para a mostra. Entre eles está “Antes do Prato” de Carol Quintanilha, uma realização do Greenpeace Brasil, o documentário vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população.

Outro filme que fará sua estreia nas telonas é o “A Terra e o Prato” de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles, com acesso aos melhores chefs do mundo, revela como algumas das mais proeminentes figuras da gastronomia pensam a respeito das mudanças na indústria alimentar – incluindo seu território, suas diferentes culturas, sua criatividade e a forma como moldam sua relação com a natureza e a sustentabilidade.

Títulos como “Estômago”, que aborda a um só tempo, criatividade na cozinha e o pernicioso sistema carcerário brasileiro, até documentários como “A Grande Ceia Quilombola”, que retrata uma cultura repleta de saberes, que nutre respeito ao alimento e onde a comida tem um papel fundamental de coesão social, também farão parte da programação.

Os ciclos de debate

Neste momento, em que a fome volta assolar o país, atingindo 33,1 milhões de pessoas, como demonstram os dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil de 2022, os idealizadores do Festival apostam em alguns títulos com temas controversos, que visam pôr em pauta assuntos urgentes para discussão.

Os filmes “Agricultura Tamanho Família”; “À Procura de Mulheres Chefs” (The Goddesses of Food); “Quentura” e “A Grande Ceia Quilombola”; “Uma História de Desperdício” (Wasted! A Story of Food Waste) e “Cooperativa Park Slope” (Food Coop), serão exibidos online e sucedidos de mesas com convidados para debates de temas relevantes como Agricultura e Fome, Gênero na Cozinha, Comida Ancestral, Produção e Desperdício, Consumo Consciente e Economia Solidária.

O SÃO PAULO FOOD FILM FEST é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Tem a apresentação do Grupo Carrefour Brasil e apoio da Ticket, uma marca Edenred e Consigaz. É uma produção da Química Cultural. A realização é da DOC e Outras Coisas, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Serviço:

Exibições: de 05 a 12 de outubro de 2022 – GRATUITO

onde: salas Espaço Itaú de Cinema – Augusta – R. Augusta, 1470 – Cerqueira César Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 –  Vila Clementino

Online: Belas Artes à La Carte – https://www.belasartesalacarte.com.br/

apresentação: Grupo Carrefour Brasil

apoio: Ticket  e Consigaz

produção: Química Cultural

realização: Doc & Outras Coisas, Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo

Site e redes sociais

www.spfoodfilmfest.art.br

https://www.instagram.com/spfoodfilmfest/

 48 filmes no total (31 documentários, 17 filmes de ficção)

CLÁSSICOS DA GASTRONOMIA – filmes de ficção

A 100 Passos de um Sonho

Dir. Lasse Hallström, EUA, 2014, 124′

Madame Mallory é conhecida por sua habilidade na cozinha. Dona de um restaurante famoso no sul da França, ela se vê ameaçada quando um concorrente indiano abre as portas do outro lado da rua. Eles vivem uma verdadeira guerra até que Madame Mallory conhece melhor o filho de seu adversário. Admirada pelo talento culinário do garoto, ela começa a ensiná-lo sobre a gastronomia francesa, sem que ele abandone a tradição indiana.

A Festa de Babette

Dir. Gabriel Axel, Dinamarca, 1987, 104′

Dinamarca, século XIX. Filippa e Martine são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso, surge no vilarejo Babette, uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e se oferece para preparar um jantar suntuoso em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.

A Grande Noite (FILME DE ABERTURA)

Dir. Campbell Scott, Stanley Tucci, EUA, 1996, 109′

Anos 50. Primo e Secondo, dois irmãos que emigraram da Itália, abrem o restaurante de seus sonhos em Nova Jersey. Mas a cozinha autêntica de Primo é muito extravagante para o paladar local e o negócio está em dificuldades. Em um último esforço para salvar o restaurante, os irmãos planejam organizar um evento com um cardápio inesquecível.

A Lancheira

Dir. Ritesh Batra, Índia, 2013, 104′

Ila, uma dona de casa de classe média, está tentando mais uma vez adicionar um pouco de tempero ao seu casamento, desta vez através de sua culinária. Ela espera desesperadamente que esta nova receita finalmente desperte algum tipo de reação de seu marido negligente. O que ela não sabe é que a lancheira especial que preparou foi entregue por engano a um funcionário do escritório, Saajan, um homem solitário à beira da aposentadoria.

Adam

Dir. Maryam Touzani, Marrocos, França, 2019, 98′

Selecionado para representar o Marrocos no Oscar, Adam conta a história da viúva Abla, dona de uma modesta padaria em Casablanca, onde vive com sua filha de oito anos. Sua rotina é interrompida pela chegada de Sâmia, uma jovem grávida à procura de um emprego e moradia. Mas ela não imaginava que, ao deixá-la entrar, sua vida mudaria para sempre.

Delicioso – Da Cozinha para o Mundo

Dir. Eric Besnard, França, 2021, 113′

Em 1789, pouco antes da Revolução Francesa, a gastronomia era um assunto da aristocracia; de fato, o prestígio de uma casa nobre dependia quase inteiramente da qualidade e reputação de sua cozinha. Quando Pierre Manceron, um chef de talento, mas recentemente demitido, decide criar um lugar de prazer e partilha aberto a todos – o primeiro restaurante! –, ele ganha clientes e inimigos.

Estômago

Dir. Marcos Jorge, Brasil, 2007, 112′

Na vida, há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras sociais dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem melhor do que ninguém qual é a parte melhor. Uma fábula nada infantil sobre poder, sexo e culinária.

First Cow – A Primeira Vaca da América

Dir. Kelly Reichardt, EUA, 2019, 122′

Em 1820, um cozinheiro solitário e habilidoso viaja para o território do Oregon, onde conhece um imigrante chinês que também busca criar sua fortuna. Logo, eles se unem em um perigoso esquema para roubar leite de uma premiada vaca local – a primeira e única em todo o território.

Julie & Julia

Dir. Nora Ephron, EUA, 2009, 123′

Baseado em uma história real, Julie & Julia conta como a vida e o livro de gastronomia de Julia Child, responsável por introduzir a sofisticada culinária francesa nos EUA, inspirou, décadas mais tarde, a jovem nova-iorquina Julie a dar uma reviravolta em sua vida ao se colocar um desafio: preparar as 524 receitas do livro ao longo de um ano.

Lámen Shop

Dir. Eric Khoo, Japão, Singapura, França, 2018, 109′

Masato é um jovem chef de lámen japonês que, cheio de dúvidas sobre a morte de seus pais e seu passado, decide embarcar em uma jornada culinária em Singapura. Lá, ele descobre muito mais do que deliciosos pratos.

O Confeiteiro

Dir. Ofir Raul Graizier, Alemanha, Israel, 2017, 105′

Thomas, um jovem e talentoso confeiteiro alemão, tem um caso com Oren, um homem israelense casado. Quando Thomas fica sabendo que o amante morreu em um acidente de carro, decide viajar a Israel atrás de respostas. Sem revelar sua identidade, ele começa a trabalhar no pequeno café de Anat, viúva de Oren. Em pouco tempo, seus doces deliciosos transformam o local em uma atração na cidade, ao mesmo tempo que atraem a ira da comunidade judaica por não se tratar de comida kosher. Mais envolvido na vida de Anat do que ele esperava, Thomas irá levar sua mentira a um ponto sem retorno. O Confeiteiro representou Israel no Oscar de 2019.

Ratatouille

Dir. Brad Bird, Jan Pinkava, EUA, 2007, 111′

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se vê dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

Sabor da Vida

Dir. Naomi Kawase, Japão, 2015, 113′

Sentaro dirige uma pequena padaria que serve dorayakis – panquecas recheadas com pasta de feijão vermelho doce (an). Quando uma senhora de idade, Tokue, se oferece para ajudar na cozinha, ele aceita a contragosto. Mas Tokue prova ter um toque de mágica quando se trata de fazer an. Graças à sua receita secreta, o pequeno negócio logo floresce e, com o tempo, Sentaro e Tokue abrem seus corações e revelam velhas feridas.

Sideways: Entre umas e Outras

Dir. Alexander Payne, EUA, 2004, 126′

Quando Jack e Miles, quarentões em crise de meia-idade e amigos mais que improváveis embarcam em uma viagem de degustação pelas vinícolas da Califórnia, a vida deles vira de ponta cabeça – e não só por causa do vinho.

Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete

Dir. Jûzô Itami, Japão, 1985, 114′

Nesta comédia japonesa cult, Tampopo é uma viúva dona de restaurante determinada a dominar a arte do lámen – tradicional macarrão de origem chinesa. Em sua saga, ela é orientada por Goro, um misterioso motorista de caminhão especialista no assunto.

Tomates Verdes Fritos

Dir. Jon Avnet, EUA, 1992, 130′

Evelyn Couch é uma dona de casa emocionalmente reprimida que habitualmente afoga suas mágoas comendo doces. Porém, a vida dela se transforma ao conhecer Ninny Threadgoode, uma senhora vivaz de 83 anos que lhe conta histórias de seu passado – como a história de amizade entre duas mulheres, a rebelde Idgie e a doce Ruth, cozinheira de mão cheia, mas casada com um homem violento.

Vatel – Um Banquete para o Rei

Dir. Roland Joffé, França, Reino Unido, Bélgica, 2000, 103′

Em meio a inúmeras dívidas, a salvação econômica do Príncipe de Condé, nobre do século XVII, está nas mãos de seu mestre de cerimônias, François Vatel. Para conseguir recuperar o favor do rei Luís XIV – e assim se livrar de suas dívidas –, ele encarrega seu fiel servidor de preparar um suntuoso banquete que dure três dias e três noites para toda a corte de Versailles.

COZINHA CONTEMPORÂNEA – Documentários

A Grande Ceia Quilombola

Dir. Ana Stela Cunha, Rodrigo Sena, Brasil, 2017, 52′

No Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o coletivo. O filme retrata parte dos saberes dessa cultura na qual a comida tem um papel fundamental na coesão social.

À Procura das Mulheres Chefs
Dir. Vérane Frédiani, França, Reino Unido, 2016, 90′

O mundo da gastronomia é predominantemente masculino. A diretora francesa Vérane Frédiani, autora do primeiro catálogo extenso de mulheres chefs trabalhando em restaurantes na França, nos apresenta as mulheres que estão mudando o jogo em todos os níveis. Uma jornada global que revela a força feminina na gastronomia.

A Terra e o Prato

Dir. João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles, Brasil, 2020, 71′

Com acesso sem precedentes aos melhores chefs do mundo, A Terra e o Prato revela como algumas das mais proeminentes figuras da gastronomia pensam a respeito das mudanças na indústria alimentar – incluindo seu território, suas diferentes culturas, sua criatividade e a forma como moldam sua relação com a natureza e a sustentabilidade.

Abrindo a Terra – O Rei da Batata

Dir. Eric Ebner, Aaron Ebner, EUA, 2019, 51′

Uma ode visualmente deslumbrante às culturas indígenas da Cordilheira dos Andes, o filme é sobre Julio Hancco, um ancião que vive nos Andes e cultiva mais de 300 variedades de batata – um verdadeiro guardião da biodiversidade. Ele representa um povo, uma cultura e um modo de vida que está se perdendo com a modernização. A cultura deles sobreviverá? Ou tudo será perdido com o último Rei da Batata?

Agricultura Guarani

Dir. Fellipe Abreu, Patrícia Moll, Brasil, 2022, 7′

No extremo sul da cidade de São Paulo, indígenas da etnia Guarani conseguiram recuperar terras degradadas, antes usadas para a monocultura de eucalipto. Após recolher, trocar e resgatar sementes de aldeias de outros estados e países, hoje eles cultivam mais de 200 variedades livres de qualquer transformação gênica. Plantar essas sementes, para os indígenas, significa fortalecer não só o físico, mas também o espírito.

Agricultura Tamanho Família

Dir. Silvio Tendler, Brasil, 2014, 59′

No Brasil, dos quase 5 milhões de estabelecimentos rurais, 4,5 milhões são ocupados por outro tipo de agricultura: a agricultura familiar, que utiliza estratégias de produção que respeitam o meio ambiente e é responsável pela produção da maior parte do alimento que chega à mesa dos brasileiros. O filme mostra as diversas formas de agricultura familiar e o quanto esse modelo de produção agrícola cria e movimenta a cultura, a produção econômica, as relações sociais e inclusive os afetos no interior do país.

Amazônia em Chamas

Dir. Michal Siewierski, EUA, 2020, 75′

O cineasta Michal Siewierski embarca em uma jornada audaciosa para expor a conexão entre os incêndios na floresta amazônica e nossas escolhas alimentares. Entre corrupção política, ganância corporativa e crimes contra as pessoas e a natureza, o filme aborda os fatos que os meios de comunicação tradicionais têm medo de cobrir.

Antes do Prato

Dir. Carol Quintanilha, Brasil, 2022, 54′

Uma realização do Greenpeace Brasil, o documentário vai a três regiões do Brasil e mostra uma mobilização social potente e diversa para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população. Diante de um país em crise, o filme retrata como a agricultura familiar agroecológica vem criando pontes entre as cidades e o campo para propor uma revolução no atual modelo de produção e consumo de alimentos. Uma revolução em rede, conectada, solidária. E que já está em andamento.

Brewmance: Amor pela Cerveja

Dir. Christo Brock, EUA, 2021, 102′

Continue lendo
Propaganda

Destaque