Descubra como funciona uma avaliação de imóveis

Seja para venda ou para locação de um imóvel, o primeiro procedimento necessário é a sua avaliação. Afinal, não se pode estabelecer os valores e condições de transação se não houver os devidos lauSos e pareceres para a análise adequada do bem. Além disso, existem algumas condições e peculiaridades que só podem ser percebidas por profissionais qualificados (perito avaliador de imóveis ) e que não deixam os detalhes escaparem em uma visita mais acurada.

“O proprietário do imóvel pode não conseguir inferir as condições básicas do bem por motivos pessoais e por não se atentar para detalhes importantes. O mesmo acontece com os compradores e com as empresas de assessoria imobiliária – além de não haver muito do aparato básico para a avaliação, ainda existe o problema de um olhar enviesado”, explica Evandro Correia Silva, sócio da Nero Perícias (http://www.neropericias.com.br), que realiza serviços de avaliação de imóveis de todos os portes.

A avaliação de imóveis também é importante para garantir o respaldo legal sobre o local. Ela serve de garantia em situações futuras de alteração das condições atuais porque o laudo da avaliação é devidamente registrado e oficial perante os órgãos competentes.
Nem todo mundo sabe, mas as avaliações de imóveis precisam ser feitas dentro de normas específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela NBRs 14.653-1, 14.653-2, 14.653-3 e 14.653-4. Além disso, é fundamental que os profissionais sejam credenciados no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários) e regulamentados junto ao COFECI (Conselho Nacional de Corretores de Imóveis).

www.imobiliariapollo.com.br

 

DEIXE UMA RESPOSTA